Um amor chamado cabelos naturais

Neste post, trazemos dicas e depoimentos para quem quer deixar a química de lado e assumir seus cabelos naturais.

0

Olá, meninas! Durante muito tempo, assistimos o surgimento de diversos padrões de beleza, tanto ligado ao corpo como cabelos. Ao falarmos neste último, a tendência era o padrão liso, ou seja, as cacheadas e crespas sofriam com procedimentos químicos para alisar seus fios.

Mas, felizmente, as mulheres têm assumidos seus cabelos naturais, deixando de lado a ditadura que antes predominava.

Para estimular você, que quer assumir seus cabelos naturais, trouxemos um pequeno guia que pode ajudar no momento de transição capilar, além de depoimentos inspiradores de quem tomou a naturalidade como palavra de ordem!

Transição capilar

Transição capilar é sinônimo de libertação! Não é uma decisão fácil, mas, a massagem no ego e na auto estima não tem preço! Até porque procedimentos químicos são extremamente agressivos para os cabelos por, justamente, alterar a estrutura dos fios. Por isso, o primeiro passo para quem quer assumir os cachos é parar com a química.

A maior angústia é a diferença entre a raiz e as pontas, motivo pelo qual muitas desistem no meio do caminho. Nada disso! Existem meios de passar por esse período! Você pode adotar o uso de modeladores de cachos na parte que está alisada (já que o intuito aqui é deixar de alisar, certo?). Ou, ainda, apostar em coques e penteados criativos.

Transição capilar

O processo pode levar até meses, então, é preciso paciência. Uma outra recomendação é ir aparando as pontas aos poucos, para eliminar a parte quimicamente tratada. Mas, há quem radicalize com o big chop, o corte que vai tirar, de vez, o resíduo de química.

A atriz Taís Araújo é exemplo claro de quem optou pela transição capilar, assumindo seus cachos poderosos. Realizando procedimentos químicos desde o início da carreira, Taís foi uma das adeptas do big chop, deixando os fios crescerem naturalmente. A inspiração veio do cabeleireiro, Wilson Eliodoro, que a deu coragem para o processo.

Transição Capilar 25

Por estar sempre em evidência em seus papéis, a atriz precisou usar da criatividade para disfarçar o processo. Por isso, com a ajuda do profissional, criou penteados e usou escovas, além de apliques e modeladores.

Taís entende que o processo é longo e exige paciência, mas, recomenda a persistência. O fato de se olhar no espelho e reconhecer quem você é torna o processo ainda mais gratificante, demonstrando que vale a pena esperar!

Outra musa inspiradora é a norte-americana Mona. Seu Instagram é bombardeado de fotos empoderadas, contendo looks e penteados variados para destacar os cabelos cacheados, principalmente no corte médio.

E quem está no meio do caminho, entre o liso e o cacheado? As donas de cabelos ondulados podem deixar de lado os métodos alisantes porque é possível assumir a textura.

Invista em produtos adequados para os cabelos ondulados, além de leave-ins, óleos e finalizadores que ajudam na nutrição, trazendo maior luminosidade para as mechas. Inspiração? A modelo Tiffany Pliler.

Assumindo a cor natural dos seus cabelos

Não tem cor mais bonita que a natural! Inspiradas no movimento da coloração global, que deixa os cabelos uniformes, blogueiras e digital influencers têm apostado em assumir as cores naturais dos fios, ou, no caso de quem ainda os tinge, deixa-los com a maior naturalidade possível.

Para quem quer deixar a tintura de lado, uma dica é seguir a tendência da raiz esfumada, que facilita essa transição por não gerar contraste entre o cabelo que cresceu e a parte que ainda tem tinta.

Outras técnicas também ajudam, como as mechas e a balayage, que misturam duas ou mais cores sem marcar demais o visual.

Mechas e a balayage

Sabe quem nunca pintou os cabelos? A modelo Toni Garrn! A top prefere uma rotina prática e minimalista para cuidar das madeixas, por isso, abusa de ingredientes naturais, mantendo os fios naturalmente loiros longe da química. As ruivas naturais, como a modelo Bree Kish, podem realçar sua tonalidade fogosa com produtos hidratantes.

Dessa forma, a transformação segue mais sutil e, ao perceber o crescimento considerável dos cabelos naturais, corte a parte colorida.

A fotógrafa Nesrin Danan assumiu, não só a cor natural dos fios, mas, também, os cachos! Para isso, ela mantém os cabelos sempre hidratados, principalmente no caso dela, que tem os cabelos pretos naturais e precisa cuidar para que não fiquem opacos e sem vida. Uma dica para não pesar no visual é apostar nos cortes em camadas e graduações.

Cabelos brancos são lindos!

Vera Holtz arrasa, Judy Dench também! Além da atuação brilhante, sabe o que as duas atrizes têm em comum? O poder de seus cabelos grisalhos! Assumir o branco ganhou, ainda mais força, com a moda do granny hair. Por isso, dê um basta naquele retoque mensal e assuma seus brancos, cinzas e prateados.

Para ser uma grisalha estilosa, adote um corte poderoso e moderno, como os assimétricos. E, para que os fios mantenham o aspecto brilhante e macio, adquira shampoos neutralizantes, que não deixam que os cabelos fiquem amarelados. Leave-ins e cremes para pentear também reforçam o brilho e somem com aquele temido frizz.

Qualquer que seja a sua transição, prefira produtos naturais, principalmente aqueles que contenham ingredientes nutritivos e hidratantes, como óleo de argan e coco.

Então, é isso, meninas! Esperamos ter ajudado vocês no período de transição! O que importa, afinal, é ser feliz como você é, mostrando ao mundo que o padrão, mesmo, é seguir seu próprio ritmo, sem deixar que ninguém dite o que é melhor para você!

Ainda nas palavras de Taís Araújo, “só não vale ser quem você não é! Seja quem você é e sinta-se bem como você quiser”!

Beijos e boa sorte na sua transição!

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More