Como cuidar dos cabelos Secos

Saiba tudo sobre cabelos secos e aprenda como cuidar deles corretamente para deixar os fios mais hidratados e brilhosos.

Continuando nossa série sobre cuidados específicos para cada tipo de cabelo, vamos falar sobre cabelos secos. Se você é uma dessas pessoas, vamos te auxiliar a descobrir as melhores técnicas para manter as madeixas mais saudáveis e bonitas.

Cabelo descolorido

O cabelo seco é diferente do ressecado: enquanto o primeiro é uma característica natural de quem produz pouco sebo nas glândulas sebáceas, o segundo pode afetar qualquer tipo de cabelo e é resultado da falta de hidratação. O cabelo seco tem escamas que se abrem com mais facilidade, por isso perde mais umidade.

Esse tipo é mais comum em cabelos cacheados, justamente pelo formato espiralado dos fios. Enquanto nos cabelos lisos a oleosidade produzida na raiz se espalha com mais facilidade pelo comprimento dos fios, nos cacheados ocorre o oposto: ela encontra mais dificuldade para percorrer sua extensão.

A falta de oleosidade traz um aspecto de cabelo sem vida, ressecado e sem brilho. Outro problema comum do tipo seco é facilidade que ele tem para quebrar, já que ele não possui muita elasticidade.

Para te ajudar a cuidar bem de cabelos secos, preparamos uma lista com diversas dicas e sugestões de produtos para hidratar os fios e deixá-los livre daquela tão odiada aparência áspera. Vamos lá?

Dicas para tratar cabelos secos

Além do fator genético, os cabelos secos podem ficar ainda mais ressecados com elementos como: químicas (coloração, alisamentos, etc.), chapinha, secador, sol, poluição, entre outros. Por isso, é importante mudar alguns hábitos para deixar as madeixas mais bonitas e saudáveis.

Chapinha

A dica mais importante hidratar os fios com frequência. Pelo menos uma vez na semana, prepare uma mistura com uma colher de azeite e três colheres de máscara para hidratação.

Aplique no cabelo, deixe agir entre tinta minutos e uma hora e enxague. Para deixar a hidratação ainda mais potente, você pode acrescentar óleo de argan na mistura.

Falando em óleos, a umectação com óleos vegetais é super indicada para o tratamento de cabelos secos. Alguns dos mais utilizados são: coco, argan, abacate, amêndoas e oliva. O modo de usar é bem simples: com o cabelo seco, passe o óleo vegetal, mecha por mecha, deixe agir por pelo menos duas horas, depois lave o cabelo. Para obter um resultado ainda melhor, você pode dormir com o produto no cabelo (umectação noturna).

Veja também: Como Fazer Umectação Nos Cabelos Em Casa

Na hora de escolher o shampoo, prefira aqueles com óleo de macadâmia, aloe vera, argan, ceramidas, queratina, lanolina, entre outros agentes hidratantes. Por outro lado, evite ao máximo aplicar shampoos anti-resíduos, pois eles retiram totalmente a oleosidade do couro cabeludo.

Lavando o cabelo

A temperatura da água na hora da lavagem também é um fator importante: jamais use água quente, apenas fria ou morna. A água quente resseca ainda mais o cabelo, além de provocar o frizz. O secador também deve ser utilizado com restrição, e sempre a uma distância mínima de 15 centímetros dos fios.

E não se esqueça do mais importante: cuide bem do seu corpo. Aposte em uma alimentação balanceada com mais vegetais, frutas, carnes magras e menos comidas gordurosas. Beba pelo menos dois litros de água por dia, ela é a responsável por transportar os nutrientes pelos fios e hidratar o corpo de dentro para fora.

Não pode!

  1. Se esquecer de hidratar os fios com frequência.
  2. Utilizar shampoos anti-resíduos.
  3. Abusar de cremes sem enxágue.

Pode!

  1.  Hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana.
  2. Utilizar shampoos com agentes hidratantes.
  3. Massagear o couro cabeludo para estimular o trabalho das glândulas sebáceas.
você pode gostar também
Deixe um comentário