Ácido lático
Continue lendo par conhecer esse ácido que possui múltiplas funções em nosso corpo!
O que é o ácido lático?
O ácido lático é uma substância orgânica composta por ácido carboxílico e álcool que podem ser encontrados em diversos vegetais e produtos laticinios.
Além disso, o ácido lático é produzido pelo nosso corpo durante a realização de esforços físicos.
O ácido lático participa vários processos bioquímicos no organismo humano, é essencial para a geração de energia para células cardíacas e fibras musculares, além disso possui vários benefícios para a pele.
Para que serve o ácido lático?
O ácido lático é um ácido com múltiplas funções no nosso corpo, proporcionando de geração de energia a benefícios estéticos para o cabelo e pele.
Esse ácido é capaz de reter a água contribuindo de forma significativa para manter a hidratação da pele, que se torna saudável e com aparência mais jovem.
O ácido lático possui propriedades antissépticas que ajudam no tratamentos de problemas de pele.
Quando aquecido, esse ácido preenche espaços abertos nas cutículas e, consequentemente, aumentam a massa dos fios, deixando-os mais resistentes e brilhosos.
O ácido lático é um subproduto da metabolização de glicose e, quando ionizado, ele dá origem ao lactato, uma fonte de energia química para o organismo muito utilizada durante a realização de exercícios.
A produção de ácido lático é maior durante a prática de atividades físicas porque é um momento de grande gasto energético.
No entanto, se houver excesso de exercícios físicos o ácido lático será produzido mais rápido do que é eliminado na urina ou suor e se acumulará nos músculos.
O acúmulo de ácido lático causa dores e fadiga muscular que são comuns depois da realização de exercícios físicos mais intensos.
O ácido lático tem algum benefício para a pele?
O ácido lático é um ótimo umectante para a pele, que proporciona hidratação por reter água e vem sendo muito utilizado nas indústrias de dermocosméticos e procedimentos estéticos.
Ele também possui a capacidade de clarear manchas na pele e proporciona firmeza, por isso, é considerado um ótimo rejuvenescedor.
O ácido lático é eficiente para o tratamento de infecções de pele, pois apresenta ação antisséptica e age contra microrganismos como fungos e bactérias.
Ele é indicado para o tratamento de dermatites, acnes, verrugas, hiperqueratoses, suavização de rugas e linhas de expressão, aumento de elasticidade e firmeza da pele.
Veja também:
- Saiba tudo sobre a hidratação com Glicerina!
- Óleos vegetais: formas de uso
- Iluminando os cabelos castanhos