Iluminando os cabelos castanhos

Neste post, confira dicas e procedimentos para iluminar os cabelos castanhos, identificando qual o melhor para seu perfil.

0

Olá, amores!!! Tudo bem com vocês? Convenhamos, cabelos castanhos são lindos, não é verdade? As morenas arrasam ao ostentar cabeleiras poderosas em suas diversas variações de tonalidade.

Por isso, este post é dedicado só para eles, contendo dicas de tratamento, variações de cor e como iluminá-los de forma muito natural.

No Brasil, com exceção das regiões de forte descendência europeia, a tonalidade mais comum de cabelos é o castanho. A grande vantagem desta tonalidade é que sua diversidade de tons permite variar sem alterar a cor primária.

Oficialmente, existem quatro tons de castanho (castanho, castanho claro, castanho médio e castanho escuro) que servem como base para as variações por meio da mistura de tintas, que vão desde o loiro escuro até o praticamente preto. A partir delas, é possível chegar a diversas tonalidades, como o castanho acaju, castanho caramelo, e assim vai.

Como tratar os cabelos castanhos?

Sim, flores, é necessário cuidar – e bem, dos cabelos castanhos com produtos específicos. Naturais ou tingidos, o uso de produtos adequados vai realçar a cor (que pode ir se apagando com o tempo), além de promover a hidratação.

A propósito, é bom saber que os cabelos castanhos têm pigmentos mais granulados que os loiros. Por um lado, isso é ótimo porque permite que o brilho seja mais perceptível e intenso.

Porém, o que é pra ser bom pode se tornar um vilão, pois, ao mesmo tempo em que brilha mais, perde esse brilho com maior facilidade – e visibilidade.

Cabelos castanhos

Por isso, o ideal é a adoção de produtos ricos em vitaminas A, E e B, que fortalecem os fios e devolvem seu brilho natural.

Produtos com silicones também são grandes ajudantes ao formar uma camada protetora que revitaliza a cor, deixando os cabelos mais saudáveis e uniformes.

Outra dica: chá preto. Sim! Um enxágue com a infusão renova a cor dos fios. Amazing! Se precisar realçar a cor que já foi desbotada, use um tonalizante, coloração semipermanente que não agride os fios, mas, ajuda no tratamento por não conter amônia.

Sabe uma aplicação que dá uma mega diferença? Misturar um mix cinza de tinta para neutralizar o alaranjado.

E, por fim, aquilo que se aplica a TODOS os tipos de cabelos: cronograma capilar. Felizmente, a maioria dos produtos se adequa muito bem aos castanhos, mas, adeque os produtos utilizados ao seu tipo de cabelo: tingido, crespo, liso, cacheado, ondulado, oleoso, etc. Invista nas hidratações semanais, intercaladas com a nutrição e a reconstrução, mantendo seus cabelos sempre saudáveis e bonitos.

Quero iluminar meu visual mas, sem tirar o castanho

Quem quer dar uma variada no visual, iluminando as madeixas sem deixar de ter os cabelos castanhos, pode recorrer às mechas.

Californianas loiras: dão um visual praiano e estiloso, usando o loiro que pode variar entre o mel e o platinado. As californianas iluminam o visual sem alterar a cor da raiz, favorecendo que os retoques sejam feitos em uma frequência mais curta.

Californiana

Californianas coloridas: para quem não quer ficar nas colorações tradicionais, como sempre, as tinturas coloridas caem muito bem. Se não quer arriscar na tintura global, aposte nas mechas californianas coloridas, principalmente nas cores roxa, verde e azul, que dão um contraste lindo com os cabelos escuros.

Californianas coloridas

Luzes loiras: são as clássicas e mudam o visual sem radicalizar. O mais legal é que cai bem para todos os tipos, tamanho e textura, permitindo que você “puxe” os fios descoloridos na intensidade que preferir.

Cabelo luzes

Luzes vermelhas: variação bem autêntica das luzes loiras. Ilumina e harmoniza com o tom de pele das morenas, dando um visual bem moderno. Se fizer a linha ousada, que tal arriscar as nuances fantasia, como rosa pink, cobre e vermelho – ameixa.

Luzes vermelhas

Bronde: aquela tonalidade que fica entre o loiro e o castanho, pigmentando o castanho com tons metalizados. São uma espécie de balayage com finas mechas douradas, misturando as madeixas naturais às de cor mel, caramelo, marrom ou dourado.

Bronde

Tiger Eye: técnica moderna e recente que mescla os tons de marrom, bronze e dourado com os cabelos castanhos, garantindo um visual iluminado. Para chegar no resultado desejado, o profissional deve misturar reflexos finos e grossos, escolhendo destacar alguma delas.

Tiger Eye

Underlayer: discreta e, ao mesmo tempo, ousada, o underlayer aplica a coloração na parte de baixo dos cabelos, ficando evidente apenas em penteados como rabos de cavalo e coques. E a aplicação de cor depende da pessoa, variando de tons de loiro até platinados e tons fantasia.

Underlayer

Cobre: combina com qualquer tom de pele e deixa seu visual entre o caminho do castanho, loiro e ruivo. As mechas acobreadas iluminam o visual, deixando-o mais intenso e quente.

Cobre Hair

Platinadas: as mechas platinadas dão mais personalidade às meninas de cabelos pretos, seja apenas nas pontas, seja em luzes. O visual fica mais frio e moderno porque a raiz se destaca, mesmo mais escura.

Loiro platinado

E aí, meninas, o que acharam das dicas? Em um próximo post, vamos tratar das variações do castanho (que são muitas) e suas adequações.

Beijos e até a próxima!

Iluminando os cabelos castanhos
Avalie este artigo

você pode gostar também