Acne – Lista de alimentos que podem causar acne

Chocolate, leite e pães são alguns dos alimentos que podem causar os temidos cravos e espinhas.

0

A acne é uma inflamação na pele causada por um aumento da produção de sebo. Por causa disso, os folículos pilossebáceos são obstruídos, dando origem aos temidos cravos e espinhas.

A produção de sebo é natural, mas ela pode ser aumentada e se tornar prejudicial por diversos fatores, como hereditariedade, disfunções hormonais ou psicológicas e alimentação. Como o corpo funciona de forma interligada, até o que é ingerido pode afetar no organismo.

Geralmente, são os excessos que causam a acne, então os alimentos não precisam ser cortados de vez. Sendo assim, os alimentos que causam acne podem ser consumidos ocasionalmente sem problemas dentro de uma dieta saudável.

Confira abaixo a lista que alimentos que podem facilitar o aparecimento de acne e que devem ser consumidos com moderação.

Chocolate

O cacau em si não é um problema, mas todos os outros componentes como leite, açúcar e gorduras são problemáticos para quem deseja manter a pele livre de acne. Devido ao cacau, chocolate contém muitos nutrientes benéficos que ajudam a aumentar a sensação de bem-estar.

Por isso, o aconselhado é não cortar o alimento da rotina, mas sim dar preferência para opções com maior porcentagem de cacau e consumir o doce com moderação.

Frituras

Alimentos gordurosos, como frituras, são um dos maiores causadores de acne. Quando muita gordura é ingerida, o organismo sente que é necessário produzir ainda mais gordura por meio das glândulas sebáceas.

Esse cenário, além de afetar a pele, aumenta o colesterol e os triglicerídeos, prejudicando a saúde. A dieta mais gordurosa também está ligada a liberação de substâncias inflamatórias, que podem estar relacionadas direta ou indiretamente ao surgimento da acne.

Leite e derivados

Consumir leite e seus derivados, como queijos, iogurtes e sorvetes, também está relacionado ao aparecimento da acne. Dentro do leite, existem muitos hormônios biodisponíveis, o que estimula a produção de secreções oleosas pelas glândulas.

Pães e massas

No geral, alimentos que levam farinha branca entre os seus ingredientes são um dos principais causadores de inflamações na pele. Isso acontece porque a farinha é rica em carboidratos simples, como o açúcar, que aumentam a produção de insulina.

Essa substância favorece a produção de um tipo de hormônio que incitam a produção de sebo. A partir disso, a pele fica mais oleosa e mais propensa ao desenvolvimento de acne.

Carne vermelha

O ômega 6 é uma substância com efeitos pró-inflamatórios que é muito presente na carne vermelha. A substância pode ser positiva em algumas situações, mas esse não é caso de que quer evitar a acne, já que esses efeitos podem se manifestar na pele.

Outro fator para se ter atenção é a quantidade de gordura saturada que a carne vermelha contém, que também pode ser prejudicial para a pele. O recomendado é consumir peixes, como o salmão e o namorado, por três vezes na semana e optar pelo frango, desde que não seja frito.

Alimentos que ajudam contra a acne

Portanto, para evitar a acne, o ideal é manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e cereais integrais. Veja abaixo uma lista de alimentos que evitam a acne de acordo com o principal nutriente presente neles:

  • Vitamina A: vegetais verde escuros e alaranjados, como couve e abóbora, e ovos;
  • Vitamina B5: abacate, batata doce, laranja, lentilha e semente de girassol;
  • Vitamina C: abacaxi, acerola, goji berry, laranja, limão e mamão;
  • Cobre: cacau, cereais integrais, como arroz integral, e frutas secas;
  • Ômega 3: peixes;
  • Selênio: castanha do Pará e frutos do mar;
  • Zinco: alho, castanha do Pará, ostras e semente de girassol.

Veja mais:

Você pode gostar
você pode gostar também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More