Por que o cabelo loiro fica verde no verão e como evitar que isso aconteça?
Após mergulho na piscina ou mar, cabelos loiros podem assumir tons esverdeados. Mudança de coloração pode ser evitada com alguns cuidados.
O sol do verão é propício para desfrutar da piscina, praia e das ondas do mar. No entanto, se você não tomar alguns cuidados com a pele e os cabelos, eles acabam ficando desprotegidos, ressecados e até mesmo no tom esverdeado.
A especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Valéria Campos, explica o porquê disso ocorrer e o que fazer para evitar a cor indesejada nos cabelos, dando dicas também de como retornar ao tom correto dos fios.
Em síntese, os cabelos ficam com a verde por conta do sulfato de cobre, elemento utilizado na limpeza das piscinas. Pela sua cor azul, a substância reage com a cor amarela do cabelo, o que acarreta no tom esverdeado.
Por já estar exposto às agressões externas, os fios ficam mais fracos e ressecados. Dessa forma, as cutículas se abrem e torna mais propícia a ação do sulfato de cobre.
O que fazer para evitar o tom esverdeado no cabelo?
Para evitar que isso ocorra, é fundamental manter os cabelos hidratados. Invista em tratamentos hidratantes pré-verão, chegando na estação com o cabelo saudável. Além disso, utilize cosméticos que nutram os fios.
Use e abuse de cosméticos com proteção contra os raios UVA e UVB. Também, aplique um leave-in ou creme de pentear antes de entrar na água, garantindo a proteção capilar.
Evite descoloração no cabelo ao longo dos 15 dias anteriores a ida à praia e piscina. E dê férias ao secador, chapinha e babyliss, pois esses acessórios reforçam a fragilidade dos cabelos.
Dicas para retirar o verde dos cabelos
Algumas ações podem auxiliar a voltar com a cor natural dos cabelos. Após o tom aparecer, use xampu antirresíduos na primeira vez que for lavar o cabelo e capriche na hidratação. Mas repita o procedimento apenas depois de alguns dias, pois os cabelos podem ressecar ainda mais. Também, evite seguir essa dica, caso tenha feito progressiva.
Outra alternativa é espalhar leite integral pelos cabelos molhados, encharcando-os. Deixe agir por cerca de 15 minutos, passe um pente e repita a operação até a cor verde sumir.
Aplique uma colher (sopa) de bicabornato de sódio diluída em um copo de água sobre os cabelos secos. Espere cinco minutos e retire o excesso de líquido, deixando o tom esverdeado sair junto. Na sequência, lave os cabelos e abuse da máscara de hidratação.
Por fim, existe a opção do vinagre de maçã. Acrescente quatro colheres (sopa) em 500 ml de água. Passe em todo o cabelo e espere agir aproximadamente 15 minutos. Depois, é só lavar como sempre.
Leia ainda: Saiba como ter cabelos saudáveis apenas com ingredientes naturais