Oito erros que você comete sem perceber

Confira alguns hábitos que você comete no seu dia-a-dia e que podem detonar com sua escova ou te envelhecer.

Olá, meninas! Cuidar dos cabelos nem sempre é uma tarefa fácil. A correria do dia-a-dia e a própria falta de hábito nos levam a cometer alguns pecados que podem arrasar o nosso visual.

No post de hoje, vamos tratar de alguns deles, desta vez, relacionados à erros durante a escova ou envelhecem nossa aparência!

Como detonar o cabelo com a escova em cinco passos

Pois é, gente, o título é irônico, mas, a situação é séria. Por mais que algumas situações demandem a secagem rápida, o uso frequente do secador destrói os cabelos.

Mas, mesmo quando utilizamos em poucas vezes, pode ser que cometamos alguns erros que podem ser tão prejudiciais quanto se usássemos todos os dias. Vejam se cometem algum deles e pare já!

Usar o secador com os cabelos ainda encharcados

Ué, erro por que, se o secador está aí pra … SECAR os cabelos? Sim, o secador existe para secar os cabelos, mas, em nenhum manual está escrito que eles devem estar escorrendo, de tão molhados! Quanto mais úmido os cabelos, mais expostos ao calor ficarão para poder se secar, o que causa frizz e ressecamento.

Por isso, ao sair do banho, tentem retirar a umidade excessiva dos cabelos com uma toalha ou esperem, pelo menos, 15 minutos antes de começar o processo de secagem.

Escovar sem protetor térmico

O próprio nome do produto já explica sua importância. Mesmo cabelos muito bem tratados precisam de proteção térmica antes da exposição ao calor para evitar danos aos fios, frizz, pontas ressecadas e ressecamento. Além do mais, um bom finalizador vai complementar a ação do secador, deixando seu look ainda mais bonito.

Temperaturas muito altas

Não há protetor térmico que resolva se o secador estiver em uma temperatura de fritar os cabelos! Mesmo com pressa, procurem usar temperaturas mais amenas e deixar a distância mínima de 15 cm entre os cabelos e o secador. Dessa forma, os cabelos sofrerão menos os efeitos do calor, evitando o frizz, ressecamento e pontas duplas.

Escova errada

Dispensem escovas de metal, pois, o material esquenta MUITO! O excesso de calor provocado pelo aquecimento do metal aliado às altas temperaturas do secador pode trazer danos sérios aos fios. Então, prefiram escovas feitas com madeira, material isolante.

E, pode parecer “chover no molhado”, mas, para ter maior agilidade e, consequentemente, rapidez, procurem escovar os cabelos usando a mão com a qual têm maior habilidade para manusear a escova, enquanto movimentam o secador com a outra.

Modo errado de secar os cabelos

Se costumam secar os cabelos todos de uma vez, é melhor parar. Além de resultar em uma escovada inconsistente, volumosa e cheia de frizz, vocês podem deixar de secar todas as partes do cabelo, deixando umidade.

E daí, além do frizz, as madeixas ficam sem movimento e efeito da escova dura menos.
Por isso, separem os cabelos em mechas, com a ajuda de um grampo para segurá-las, manejando a escova aos poucos. E, vão testando e sentindo a temperatura das mechas.

Mesmo se, aparentemente, estiverem secas, mas, frias ao toque, é porque ainda têm umidade. Portanto, finalizem o processo com o secador ou, se preferirem, secando ao natural, sem sair de casa para evitar mais umidade.

Dica extra: como estilizar os fios sem o secador

Dá para estilizar os cabelos sem o auxílio do secador, atingindo visuais parecidos com de grandes celebridades, como a modelo Kate Moss e a atriz Elizabeth Olsen.

Ondas texturizadas podem ser obtidas por meio da aplicação de spray e dar um jato rápido de secador, apenas para elevar, levemente, a temperatura dos fios, mas, deixando-os ainda úmidos. Após o procedimento, enrole os cabelos em rolinhos ao longo da cabeça, prendendo-os com grampos. Solte após 20 minutos e verá o estilo pronto!

Também é possível conseguir ondas suaves, mesmo em fios mais lisos e grossos. Basta aplicar um leave-in com os fios ainda úmidos para, depois, enrolar as mechas em quatro coques pequenos, prendendo com grampos. Deixe por um período de quatro a seis horas e solte. Note que o resultado será ondas maiores e bem distribuídas.

Para ondas naturais em cabelos ondulados ou lisos, o procedimento é bem fácil. Com os cabelos ainda úmidos, coloque-os para trás das orelhas e prenda com grampos, como se criasse ondas exageradas. Deixe pelo tempo de 20 minutos e solte.

Neste mesmo tipo de cabelo, também é interessante criar cachos suaves, usando prendedores. Com os cabelos úmidos, aplique uma gota de leave-in e três de mousse ativador de cachos, espalhando por todo o cabelo.

Enrole as madeixas em cinco pequenos coques, deixando por um período entre cinco e seis horas. Passado em tempo, solte os cabelos e verá ondas lindas e sem frizz.

Mais ondas, dessa vez, volumosas, como das irmãs Olsen. Apliquem mousse hidratante por todo o cabelo e, em seguida, façam uma trança grande e mais solta. Com ela pronta, enrolem-na em coque mais baixo e frouxe.

Aguardem que o cabelo seque e solte. Outra forma de onda, mais definidas, pode ser obtida deixando o cabelo se secar naturalmente. Quando estiver quase seco, basta aplicar mousse em toda a extensão dos fios dividindo, em seguida, em quatro partes.

Com a ajuda de grampos, criem curvas, como se formassem um caminho em ziguezague. Aguarde o tempo de 40 minutos e está pronto!

Por fim, há que queira, mesmo, o cabelo mais liso, porém, cheio de brilho e vida. Para isso, é interessante aplicar óleos protetores, espalhando três gotas pelos fios, da metade do comprimento até as pontas. Deixe secar naturalmente.

Como ganhar alguns anos com meus cabelos

É mandatório: ninguém muda o visual em busca do envelhecimento e piora na autoestima, principalmente, no decorrer dos anos. Pode até ser, mas, fazendo a mudança errada na tentativa de cobrir os brancos, o resultado obtido pode ser bem diferente do esperado. Alguns erros trazem danos aos fios e, de quebra, alguns indesejados anos a mais.

Pintas os cabelos de cor distante do fundo natural

Mudanças radicais são, sempre, muito bem-vindas, mas, se não forem feitas com cuidado, podem trazer alguns anos a mais. Portanto, ao colorir os cabelos, procurem não se afastar tanto da cor do fundo natural das suas madeixas, principalmente quem tiver os tons de cabelo mais quentes.

Seu tom de pele é o que combina com o fundo natural dos seus fios, portanto, se orientem por ele na hora de tingir as madeixas, o que inclui colorações fantasia. Assim, vão evitar resultados muito artificiais e o envelhecimento precoce.

Excessos

Seguir a tendência da moda é ótimo, mas, nada em excesso faz bem. Por isso, tomem cuidado para não cometer os erros abaixo relacionados à colorações que estão em alta.

O preto, por exemplo, arrasa, dá força e segurança à personalidade, mas, deve ser condizente ao seu tom de pele. Colorações muito escuras não refletem luz, além de deixar o visual mais pesado. Para quem quer cobrir os cabelos brancos, o indicado é usar de um a dois tons abaixo do natural, no trabalho de mechas. Com isso, pontos de luz são criados, balanceando e dando dimensão às madeixas, tirando bons anos da sua aparência.

Cabelos platinados estão mega em alta, mas, pesar a mão é fatal. Mesmo mulheres bem clarinhas deve ser mais cuidadosas ao tentar cobrir os brancos com a tintura platinada, sob o risco de aparentarem mais idade devido ao rosto pálido e sem vida. Por isso, o profissional deve seguir a linha de raiz mais escura e extremidades mais leves e claras.

Cabelos mau tratados

Esse erro é fatal sob qualquer ângulo. A idade traz, naturalmente, enfraquecimento e ressecamento aos fios, o que dificulta sua recuperação perante os danos.

Por isso, antes de qualquer tipo de procedimento, tratem suas madeixas através de procedimentos ricos em nutrientes e proteínas para que o cabelo vá adquirindo força e vitalidade. E, após a coloração, sigam com os tratamentos para manter a cor e saúde dos fios.

Ainda na linha dos maus tratos aos cabelos, o excesso de calor é altamente prejudicial por retirar a umidade natural dos fios e, consequentemente, seu brilho.

Por isso, procurem não abusar da chapinha e secador, jamais se esquecendo do protetor térmico quando for usá-los. Assim, evitarão fissuras na fibra capilar que, dependendo do estrago, pode ser irreversível.

É isso aí, meninas! De posse de todas essas dicas, agora, é só cuidar bem das madeixas e sair arrasando por aí!
Beijos e até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário