Progressiva em casa

Confira, neste post, dicas de receitas caseiras para progressivas, com ingredientes fáceis e baratos, sem danos aos cabelos.

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Nós de Tudo Sobre Cabelos já comentamos sobre os danos que tratamentos químicos podem trazer aos cabelos, bem como cuidados necessários após sua aplicação.

Sem dúvida, muitos ainda recorrem à técnica da progressiva para alisar os cabelos, mas, além dos danos, os preços cobrados nem sempre são muito atrativos.

Por isso, hoje trazemos algumas opções de receitas caseiras, destas que você pode montar com ingredientes da sua cozinha.

Mulher curiosa

  1. Receita

Ingredientes:

  • Quatro comprimidos de aspirina

O uso da aspirina se explica devido à presença do ácido acetilsalicílico, bastante usado nas fórmulas de cosméticos. É o ingrediente que, na receita, dará o efeito de cabelo mais liso, alinhado e solto.

  • 25ml de leite integral
  • 3 colheres (sopa) de leite em pó integral

O leite é rico em nutrientes hidratantes, além de proporcionar balanço aos cabelos e deixá-los mais alinhados

  • 1 colher rasa de creme de leite

Nutritivo e, assim como o leite integral, contém ingredientes que alinham os cabelos, deixando-os mais lisos

  • Meia tampa de Bepantol líquido (opcional, tem efeito hidratante)
  • Máscara nutritiva
  • 2 colheres (sopa) queratina líquida (opcional)

Como fazer:

Em um recipiente, quebre as aspirinas até virar pó, em seguida, junte aos demais ingredientes, a mistura deve ficar mais consistente, então, se senti-la líquida, acrescente mais um pouco de leite em pó.

Pre e pós química

Aplique o produto nos cabelos lavados apenas com shampoo, após tirar o excesso de água com uma toalha. A aplicação deve ser feita em toda a extensão do cabelo, mecha por mecha.

Coloque uma touca plástica e deixe agir por trinta minutos. Enxágue em água morna e finalize com máscara ou condicionador.

Após tirar o excesso de água, aplique a mistura de 25ml do vinagre de maçã a 100ml de água.

Essa mistura deve agir nos cabelos por mais quinze minutos. Enxágue, escove e alise os cabelos com a chapinha, passando de quatro a cinco vezes em cada mecha.

Após a aplicação, não lave os cabelos por, pelo menos, três dias. A receita pode ser aplicada semanalmente ou a cada quinze dias, até porque a duração do produto é de, no máximo, sete dias.

Não é um produto definitivo por não alterar a estrutura dos fios, portanto, pode ser utilizadas por gestantes, lactantes e crianças.

  1. Receita

Ingredientes:

  •  100ml de leite de coco
  • Suco de meio limão
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco extravirgem

Como fazer:

Leve todos os ingredientes ao fogo, mexendo até engrossar, com os cabelos lavados apenas com shampoo transparente e com excesso de água retirado com a toalha, aplique a mistura em todo o comprimento, mecha por mecha.

Deixe o produto agir por duas horas, antes de enxaguar bastante, sem deixar nenhum resíduo.

Sele os fios com condicionador ou selante caseiro (uma colher – sopa – de vinagre de maçã diluída na mesma medida de condicionador.

Esse selante deve agir nos cabelos por três minutos antes de ser removido com o enxágue. Aplique o protetor térmico, escove e alise os cabelos com a chapinha, passando de quatro a cinco vezes em cada mecha.

Nessa receita, é possível usar o leite de coco industrializado ou, seguindo a vibe da progressiva, fazer seu próprio leite de coco caseiro. Para isso, você vai precisar da polpa de um coco cortado em pedaços e batido em 700ml de água quente. Coe com a ajuda de uma peneira ou um pano de algodão.
Como Evitar a Queda Capilar

Assim como a receita anterior, não é um procedimento definitivo, mas, já alinha e diminui o volume dos cabelos, além de promover a hidratação. Pode ser usado sem restrições, semanalmente.

Meninas, frisamos que, ao contrário de uma progressiva profissional, as receitas acima não são definitivas por não conterem químicas capazes de alterar a estrutura dos fios.

Assim, não são garantidos cabelos alisados, mas, alinhados, sem volume e com maior brilho. Justamente por não possuírem componentes químicos, não trazem danos aos fios e podem ser usados sem restrições.

E você, tem alguma receita de alisamento caseiro que queira compartilhar com a gente? Quando testarem as nossas dicas, contem para nós os resultados, ok?

Beijos e até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário