Como tratar os cabelos após a progressiva

Neste post, trazemos dicas de como cuidar dos seus cabelos após a aplicação da progressiva, evitando danos aos fios.

0

Cabelos lisos e domados são o sonho de grande parte das mulheres, por isso, muitas recorrem à progressiva como forma de chegar a esse resultado. Porém, após o procedimento, a o tratamento inadequado acaba “detonando” com os cabelos, deixando as meninas perdidas sobre como recuperar seus fios.

Segundo especialistas, produtos usados no alisamento são feitos de formol e criam um tipo de “maquiagem” na fibra capilar, tornando os fios engessados, o que dificulta a entrada de nutrientes.

Por isso, a necessidade de tratamento. Hoje, trazemos algumas dicas de como tratar seus cabelos após a progressiva, evitando e recuperando danos. Vamos lá?

Cabelo com progressiva

  1. Cronograma capilar

A primeira dica é montar um cronograma capilar, incluindo hidratações, reconstruções, umectações e reposições de todos os nutrientes de que se cabelo precisa. Jamais deixe algum desses processos de lado por achar que a progressiva os substitui, pois, é nessa fase que o cabelo mais precisa de cuidados.

  1. Reconstrução mensal

Dentro do seu cronograma capilar, inclua o procedimento da reconstrução, pelo menos, uma vez por mês. Dependendo do estado, faça o procedimento quinzenalmente. A reconstrução forma uma película protetora nos fios, encorpando-os e fortalecendo-os.

  1. Uso de produtos adequados

Dica essencial porque, de nada adianta hidratações, lavagens, se usar os produtos errados. O ideal é usar um shampoo específico para cabelos com progressiva ou, ainda, para cabelos coloridos. Mas, meu cabelo não é tingido?

A linha de pensamento é que, se o shampoo para cabelos tingidos faz a tinta durar mais tempo, provavelmente, vai fazer o mesmo com o produto usado na progressiva. Até porque, produtos específicos respeitarão a textura deixada pelos produtos, como explicamos lá no comecinho do texto.

  1. Secador

Usar o secador para finalizar ajuda a chegar ao acabamento mais liso e brilhante usando, claro, o protetor térmico.

  1. Fronha de cetim

Já comentamos sobre o tipo de material de sua roupa de cama e como isso influencia na saúde dos seus cabelos. Materiais mais grossos, como o algodão, promovem atrito maior com os fios, quebrando-os, o que não acontece com materiais mais finos, como seda ou cetim. Assim, você acorda com cabelos menos embaraçados e mais brilhantes.

Caso não tenha uma dessas em casa, vale a pena adquiria uma touquinha desse material.

  1. Penteados

Após a progressiva, evita prender muito os cabelos ou coloca-los atrás das orelhas. Além de marcar, pode quebrar os fios, principalmente com elásticos.

  1. Temperatura da água

Mais do que nunca, cuidado com a temperatura da água! Banhos muito quentes abrem as cutículas capilares, ressecando e reduzindo o tempo de efeito da progressiva. Cutículas fechadas mantêm o brilho, a cor e a progressiva dentro dos fios.

  1. Tratamento com queratina

O ideal é tratar os cabelos com queratina entre dez e quinze dias antes da progressiva. Isso porque, após a escova, os fios são encapados (lembra?), então, é necessário impermeabilizar os fios como hidratante. E, para não perder o efeito da progressiva, repita a hidratação um mês após a aplicação, sem shampoos de limpeza profunda.

  1. Evitar a lavagem diária

Após a progressiva, não lave os cabelos diariamente para que os fios não percam as vitaminas e nutrientes, além do efeito liso. Lave-os três vezes por semana, dando intervalo de tempo entre uma lavagem e outra.

  1. Não aplique tintura em seguida

Dois tratamentos químicos em um mesmo dia podem destruir seus fios. Lembre-se de que, com a progressiva, seus cabelos estarão mais frágeis, podendo se quebrar. Então, se quer pintar seus cabelos, faça isso com, pelo menos, uma semana antes da progressiva.

  1. Evite piscinas em excesso

Quanto mais contato com o cloro, maior o desgaste dos fios e, até mesmo, da progressiva. O mesmo é válido para a água do mar. Por isso, evite o quanto puder e proteja seus fios quando cair na água.

  1. Receita caseira

Para evitar a oleosidade, anote essa receitinha. Você vai precisar de uma xícara (chá) de folhas de hortelã, a mesma medida de água mineral e suco de um limão.

Ferva os ingredientes e deixe esfriar. Após esse prazo, aplique nos cabelos lavados com a ajuda de um borrifador, deixando agir por dez minutos. Enxágue e finalize como preferir.

Cabelo escova progressiva

É isso, meninas! Progressiva não é o bicho de sete cabeças, basta manter os cuidados com os fios após a aplicação do procedimento para continuar brilhando por aí!

Beijos e até a próxima!

Veja também: Cuidados Pós Progressiva

Como tratar os cabelos após a progressiva
Avalie este artigo

você pode gostar também