Você conhece a técnica UCPE?

Descubra o que é a técnica que retira a umectação dos cabelos, facilitando na hora de retirar o óleo dos fios.

0

Olá, amores!!! Tudo bem com vocês? Sempre falamos, aqui, no Tudo Sobre Cabelos, sobre os poderes da umectação, procedimento de aplicação de óleos vegetais nos fios para repor nutrientes e devolver o brilho aos fios.

Porém, há uma pequena desvantagem: a retirada do óleo dos cabelos para não deixar os fios com o aspecto seboso. Porém, uma técnica pode ajudar a retirar facilmente, como vocês vão ver agora.

Técnica UCPE

A umectação com óleos vegetais é altamente recomendável para evitar o surgimento do frizz, em uma espécie de tratamento rápido e intenso. Mas, o maior medo das meninas é que o cabelo fique seboso devido ao óleo, temor que pode ser resolvido com a adoção da técnica UCPE – Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar.

A técnica evita o efeito rebote, ou seja, o ressecamento, além de promover o controle da oleosidade devido ao uso dos condicionadores para a limpeza.

Além disso, a UCPE é bem menos agressiva, ideal para quem tem as madeixas ressecadas. Para aprender, siga o passo a passo descrito a seguir:

  • Após aplicar o óleo vegetal, deixe que o produto aja nos fios pelo período mínimo de duas horas. É a chamada umectação.
  • Antes de retirar o produto, no tempo indicado, separe o cabelo em mechas e aplique o condicionador em cada uma. O objetivo é fazer com que o óleo se misture ao produto para facilitar a retirada, então, use uma boa quantidade em cada mecha.
  • Aplicado o condicionador em cada mecha, deixe agir por mais 20 minutos.
  • Após esse período, enxague bem os cabelos, passando os dedos entre os fios para não deixar nenhum resíduo. Caso sinta que, após o enxágue de todo o produto, ainda há óleo nos cabelos, aplique mais condicionador, lavando em seguida.
  • Com os fios limpos, tire o excesso de água com uma toalha e penteie normalmente. É importante frisar que, na lavagem da umectação, não se usa shampoo, para evitar que a limpeza profunda danifique os fios.

Considerações

Para que a técnica faça o efeito sem prejudicar os fios, é preciso que o condicionador tenha fórmula leve, livre dos derivados de petróleo e silicone.

A aplicação da técnica é interessante em uma semana em que já for feita uma ou duas boas lavagens com shampoo. Assim, é mais seguro que, nesta lavagem, a única coisa que precisa ser retirada é o óleo vegetal.

Pre e pós química

A aplicação do condicionador no couro cabeludo vai depender de seus hábitos e tipos de cabelo. Algumas pessoas aplicam o óleo vegetal na região, massageando, para ativar a circulação sanguínea.

Porém, quando o cabelo tem a raiz oleosa, é necessário que, neste caso, a lavagem seja feita com shampoo transparente para não piorar a situação.

A UCPE pode ser aplicada quando a umectação for aplicada somente no comprimento dos fios isso, ainda, para as meninas de cabelos oleosos. Mas, claro que, para cada caso, um procedimento, então, o interessante é que cada uma teste e veja qual dá mais certo.

Também é importante frisar que a UCPE não anula o efeito da umectação, justamente, por ser feita com condicionador, o que só prolonga o resultado.

No vídeo abaixo, vemos o processo completo, desde a umectação até a sua retirada usando a técnica UCPE.

  • Umectação Noturna + UCPE: 

Então, meninas, viram como é fácil retirar a umectação? Por isso, nada de medo de aplicar esse tratamento fantástico para os cabelos.

Um grande beijo e até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More