Skincare para iniciantes – Como começar a cuidar da pele

Uma rotina de skincare deve ser adotada antes dos 20 anos para prevenir os sinais do envelhecimento, mas pode ser útil em qualquer idade. Saiba mais!

0

Muitos acham que para cuidar da pele, é necessário que exista algum problema aparente, como acnes, manchas e sinais de envelhecimento. No entanto, ter uma rotina de skincare pode ser útil  para todos os tipos de pele e pode ser iniciada antes dos 20 anos, justamente para prevenção de problemas.

Como esse é um universo novo, muitas pessoas podem ficar confusas com a variedade de produtos de skincare disponíveis no mercado. Se você quer começar a sua rotina de beleza, confira abaixo o passo a passo de cuidados com a pele para iniciantes.

Como começar a cuidar da pele

Para começar, o ideal é buscar um dermatologista para indicar os produtos corretos para a sua pele. Como nem sempre isso é possível, conhecer o seu tipo de pele e que problemas você quer tratar já ajuda na hora de escolher os produtos. No geral, a rotina de cuidados com a pele segue os seguintes passos:

1º passo: Limpeza

Limpar a pele para retirar as impurezas deve ser sempre o primeiro passo. Então, o ideal é que a limpeza seja feita diariamente, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de poluição, sujeira, bactérias e oleosidade. Assim, os poros ficam bem limpos e prontos para absorver qualquer outro produto.

  • Peles oleosas a mistas: o mais indicado é um gel de limpeza com ativos que retirem o excesso de oleosidade da pele para evitar a formação de cravos e espinhas.
  • Peles secas a normais: opte por uma loção de limpeza que estimule a oleosidade natural para nutrir a pele e devolver a suavidade.

2º passo: Preparação da pele

Após a limpeza, é importante preparar a pele para a aplicação de dermocosméticos. Então, pode ser utilizado um tônico para regular o pH da pele, um fortalecedor diário ou uma água termal para que o rosto esteja pronto para receber os próximos passos.

3º passo: Tratamento

Para iniciantes, a vitamina C é o ativo de tratamento mais indicada, já que pode ser utilizada em qualquer tipo de pele. A principal característica da vitamina C é ser um antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele. Além disso, a vitamina C também uniformiza o tom e melhora a textura da pele.

  • Peles oleosas a mistas: procure um sérum específico para seu tipo de pele.
  • Peles secas a normais: escolha um sérum com ativos hidratantes, como o ácido hialurônico.

4º passo: Hidratação

A hidratação é um dos principais passos e não deve ser ignorada nem por peles oleosas. A função do hidratante facial é fortalecer a barreira de proteção e devolver a maciez à pele. Uma pele bem hidratada também vai ter a oleosidade controlada e vai ser mais luminosa, mas desde que o produto aplicado seja apropriado ao tipo de pele.

5º passo: Proteção solar

Para finalizar a rotina de cuidados com a pele, é de extrema importância aplicar um protetor solar para prevenir o rosto (e o corpo) contra os dados dos raios ultravioleta. Além dos raios solares, o ideal é optar por produtos que também ofereçam proteção contra as luzes emitidas por dispositivos eletrônicos.

  • Peles oleosas a mistas: escolha um protetor solar de toque seco e textura mais leve, semelhante a um gel.
  • Peles secas a normais: o ideal é aplicar um filtro solar hidratante com textura de loção.

Veja mais: Descubra como Cronograma capilar funciona e como ele pode ajudar seu cabelo

Você pode gostar
você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More