Receitas milagrosas de crescimento capilar são um perigo, cuidado!

Segundo especialista, média estimada é de um centímetro ao mês. Fatores genéticos podem contribuir para esse crescimento.

0

Somente quem tem quedas constantes de fios ou já sofreu um dano capilar intenso sabe qual é a ansiedade em ver o cabelo crescendo rápido. Para isso, muitas pessoas recorrem à fórmulas milagrosas que, de tempos em tempos, acabam viralizando nas redes sociais.

Mas, afinal, será que alguma delas funciona? Antes de mais nada, precisamos entender como acontece a produção de novos fios no couro cabeludo, assim como suas fases de crescimento natural. Problemas em qualquer uma delas podem interferir diretamente no comprimento do fio.

“O cabelo tem três fases principais: anágena, que é de crescimento; catágena, quando as atividades celulares diminuem; e a fase telógena, em que você tem a parada das atividades e os fios caem. Evidentemente, eles nunca estarão na mesma fase, por isso até que temos uma queda diária considerada normal — que é por volta dos 100”, esclarece a dermatologista Monica Moya.

Sobre receitas milagrosas

Segundo a especialista, um dos fatores determinantes, tanto para quantidade de cabelo, quanto em relação ao crescimento, é a genética. A média estimada é de um centímetro ao mês.

Neste caso, a dica é fugir de produtos que prometem crescimentos acima disso,  como o xampu bomba, por exemplo. “Cosméticos não são capazes de acelerar o crescimento dos fios. Misturinhas caseiras também não”, informa Mônica.

Diluir outras substâncias nos produtos de cuidado ao cabelo pode causar reação nas formulações e causar sensibilidade no couro cabelo.  “A taxa de penetração das substâncias no couro cabeludo varia de 1 a 3%. Algumas moléculas, em razão do tamanho, sequer conseguem”, esclarece o dermatologista Cristiano Kakihara, de São Paulo.

Sendo assim, para conseguir uma ação específica, o recomendado é seguir orientação médica. Somente o profissional poderá selecionar os ativos realmente eficazes para a solução do problema, seja nas células ou microcirculação local. Geralmente, tônicos específicos indicados pelos especialistas proporcionam o espessamento do fio e não crescimento rápido.

Quando o cabelo está opaco e quebradiço, a saúde dos fios pode ter sido afetada por questões de deficiências nutricionais. O uso de vitaminas, por exemplo, pode ajudar no fortalecimento. Porém, em situações hormonais, distúrbios da tireoide, anemias, questões hereditárias, como a alopécia androgenética, que afinam os fios, é necessário avaliação específica.

Veja também: Dicas e cuidados para cabelos oleosos

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More