Dicas e cuidados para cabelos oleosos

Os fios muito oleosos podem causar doenças no couro cabeludo, como dermatite seborreica, caspa e até motivar a queda de cabelo.

0

Você lava os cabelos todos os dias, seca, e no decorrer do dia você percebe já dá para ver aquela oleosidade começando a aparecer. E no final do dia, ela vai aumentando e no dia seguinte você já está com o cabelo totalmente oleoso. Além de prejudicar a aparência, os fios muito oleosos podem causar doenças no couro cabeludo, como dermatite seborreica, caspa e até motivar a queda de cabelo.

De acordo com a dermatologista e proprietária da clínica Harmonie, Clarissa Borges, o estresse, o uso de produtos inapropriados para o tipo de cabelo e a aplicação de cosméticos no couro cabeludo são alguns dos fatores que aumentam a oleosidade natural dos fios.

Além da ligação genética, a oleosidade pode estar ligada a fatores hormonais. As principais causas destacadas pela dermatologista são, no caso das mulheres, oscilações hormonais no período menstrual, após a interrupção do uso de anticoncepcional, durante a gravidez e na perimenopausa e menopausa. “O cabelo fica pesado, com pouco volume, e pode evoluir com descamação e foliculite (espinhas) no couro cabeludo, podendo desencadear ou agravar a queda de cabelo.”

Cabelo oleoso

Como controlar?

A dermatologista aconselha só lavar o cabelo com água morna ou fria, aplicar cremes do meio dos fios em direção às pontas e não dormir com os cabelos molhados. “O uso de produtos específicos para combater caspa, como xampus e tônicos, são eficazes e devem ser aplicados como tratamento e manutenção”, ressalta Clarissa.

Ela acrescenta que os xampus e loções que têm ativos que controlam a oleosidade do couro cabeludo, como mentol, ácido salicílico, cetoconazol e zinco, são os mais indicados para couro cabeludo com seborreia, caspa intensa e queda dos fios por excesso de oleosidade.

Cuidados no dia a dia

De acordo com beauty artist e consultor expert match de O Boticário, Ricardo dos Anjos, o segredo é investir em bons produtos, que ajudarão a “segurar” a oleosidade, alguns itens específicos para a rotina desse tipo de cabelo, como xampu, condicionador e máscara. “Além disso, é importante a aplicação de produtos complementares, como xampu antirresíduos, xampu a seco e tônico antiefeito rebote. Eles podem garantir aos fios mais tempo sem oleosidade, textura leve, limpeza profunda, sem ressecar o couro cabeludo”, explica Ricardo dos Anjos.

Ainda segundo ele, para os dias de emergência, o xampu a seco é uma ótima opção, uma das razões é porque o produto é fácil de carregar na bolsa. “Ele disfarça o excesso de oleosidade da raiz, além de dar volume ao cabelo, resultando em fios mais leves e com movimento”, detalha.

Veja também: Cabelos oleosos: como controlar?

Você pode gostar
você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More