Pesquisa em Harvard destaca quais os alimentos para boa saúde ocular
Estudo de Harvard aponta alimentos que ajudam a prevenir problemas oculares, como frutas ricas em antioxidantes.
A alimentação é um fator importante para o funcionamento do corpo, pois é a forma como ele consegue energia necessária. Assim, existem algumas doenças ou complicações que podem ser evitadas com a ingestão da quantidade adequada de nutrientes ao longo da vida.
Um estudo recente realizado em Harvard apontou alguns alimentos que previnem problemas oculares. Descubra a seguir quais são eles!
Nutrientes benéficos à saúde ocular
Um dos principais problemas oculares pontuados pela pesquisa foi a degeneração macular e a catarata, as quais são usualmente associadas com o envelhecimento. Elas são ocasionadas pelos danos causados as proteínas e ao DNA pelos radiais livres.
Com base nesse fato, embora essa hipótese ainda necessite de mais estudos, os pesquisadores acreditam que uma dieta a base de alimentos antioxidantes pode agir de forma preventiva para esses problemas.
Fatores preventivos na dieta
A retina possui os carotenoides luteína e zeaxantina, os quais possuem ação protetora contra o estresse oxidativo e estão presentes em alimentos com coloração verde como o espinafre e o brócolis.
Fonte: Canva
O consumo de alimentos ricos em vitaminas A, E e C assim como o zinco e o ômega-3 também proporcionam a redução do efeito oxidativo nas células, retardando a progressão da doença.
O que incluir na alimentação?
Alguns alimentos podem ser incluídos na dieta a fim de aumentar o consumo desses compostos nutricionais. As frutas apresentadas a seguir podem ser consumidas tanto in natura quanto na composição de vitaminas ou smoothies.
Damasco: Composto por beta-caroteno que auxilia na visão noturna assim como a vitamina A.
Banana: Rica em vitamina A e também em potássio importante para manter a hidratação dos olhos.
Foto: Canva
Manga e Mamão: Frutas ricas em luteína e zeaxantina antioxidantes e protetores da ação da luz.
Laranja: Essa é uma das frutas fontes de vitamina C a qual atua no colágeno presente na região dos olhos.
Foto: Canva