Os perigos do alisamento ácido para os cabelos

Veja o que o alisante ácido pode causar nos seus cabelos e na sua saúde

O alisamento, inicialmente, era mais comum com a escova progressiva, que alisa os cabelos temporariamente, com o produto formando uma película em torno do fio, deixando-o liso, macio e brilhante. Para o procedimento utiliza-se uma chapa bem quente. Aos poucos, o produto vai saindo com as lavagens e o fio começa a enrolar.

Mas agora, também encontramos inúmeras outras opções, como a inteligente, a marroquina, a de chocolate e o botox, além de muitos outros procedimentos que também utilizam produtos alisantes.

Hoje os procedimentos químicos de alisamento são de longe os mais procurados e realizados por quem busca esse resultado para os cabelos.

O alerta

Todos esses procedimentos se anunciam mostrando o benefício que cada uma oferece, como mais praticidade, maior duração, menor manutenção. Mas escondem um ponto em comum: são ácidas e podem danificar os fios.

Os produtos que possuem formol em sua composição tem tido menor consumo nos últimos tempos, porém ainda são bastante procurados devido ao resultado final do procedimento quando o formol está presente.

O formaldeído possui ação cancerígena e, mesmo assim, continua sendo utilizado devido sua ação alisante nos cabelos. Ainda assim, o alerta é devido à inalação do vapor do produto, que é extremamente tóxico.

Na busca pela substituição do formol na composição dos produtos alisantes, as empresas optaram por diversos produtos, entre eles estão composições ácidas, que podem causar tanto mal quanto o formol ao organismo.

Escovas ácidas

As escovas ácidas possuem componentes que, quando aquecidos, seja por secador ou por chapinha, transformam-se em formol. Segundo médicos e tricologistas, esse formol criado durante o processo de alisamento causam os mesmos malefícios que o formol como componente isolado nos produtos.

Riscos

Os perigos estão presentes tanto para quem tem o cabelo sendo alisado quanto para os profissionais que utilizam produtos que possuem o formol. A inalação constante dos vapores resultantes do processo é extremamente prejudicial.

O ideal é não mais utilizar produtos com componentes ácidos ou com formol em sua composição, o que já é proibido. Caso perceba sintomas como náuseas, dores de cabeça e dificuldade para respirar, um médico deverá ser consultado.

você pode gostar também
Deixe um comentário