Os 4 alimentos que você está comendo com água e não deveria
O consumo desses alimentos associados a água pode gerar desconforto e atrapalhar na absorção de nutrientes.
Certamente, você já ouviu falar sobre a água ser um dos líquidos mais importantes para o corpo humano, pois a maior porcentagem dele é composta por H₂O. No entanto, ela não deve ser consumida em qualquer horário, devido aos prejuízos gerados principalmente na troca de nutrientes.
Pensando nisso, destacamos quais são os alimentos que não devem ser consumidos com água.
Relação entre alimentos e água
Especialistas apontam a quantidade mínima indicada para o consumo diário de água nos mais diversos grupos etários e como esse hábito correto pode afetar positivamente a saúde geral do corpo.
Um dos pontos mais destacados pelos nutricionistas é sobre o consumo de líquidos em grandes volumes durante as refeições. O ideal é ingerir água moderadamente ao longo do dia, evitando abundância durante as refeições.
A principal justificativa para esse fato é que esse volume ajuda a dilatar ainda mais o estômago, causando uma falsa sensação de saciedade. Além disso, existe um ponto crucial para evitar o consumo de água junto com alguns alimentos, pois também interfere na absorção dos nutrientes.
Imagem: Canva
Confira a seguir quatro alimentos que não devem ser misturados com água.
1. Frutas cítricas
Esses alimentos, ricos em vitamina C e antioxidantes, já contêm uma quantidade significativa de H₂O e, por isso, quando associados a um volume extra desse líquido, podem causar desconforto abdominal.
2. Alimentos Picantes
Embora a primeira ação seja beber água, o mais indicado quando consumimos esses alimentos são leite ou derivados. Isso ocorre porque a água, ao invés de reduzir, pode aumentar a intensidade da ardência.
3. Bananas
Devido à sua composição, rica em fibra solúvel, quando associada à água, ela pode ser diluída, o que aumenta o tempo de digestão.
4. Iogurte
Uma das propriedades deste alimento é a sua riqueza em probióticos, os quais colaboram para a saúde intestinal. No entanto, ao ingerir uma grande quantidade de água, esses micro-organismos podem acabar sendo removidos.