Óleo de Melaleuca – Benefícios para beleza e saúde e como usar

Tratar a acne, reduzir a caspa e até acalmar sintomas de depressão são algumas coisas que o óleo de melaleuca pode fazer.

0

Muitos óleos que derivam de plantas já são bem conhecidos na rotina de beleza, como o óleo de coco. No entanto, existem alguns que não fazem tanto sucesso e que também podem trazer benefícios incríveis para cabelos, pele e unhas, além de colaborar na saúde do corpo.

Um desses óleos é o óleo de melaleuca. Apesar do nome difícil, ele é fácil de ser encontrado e não é tão caro. Esse óleo pode se usado de diversas formas para trazer diferentes benefícios ao corpo. Saiba mais sobre o óleo de melaleuca abaixo.

O que é óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é um óleo feito com a essência das folhas da árvore Melaleuca artenifolia, também conhecida como tea tree ou árvore do chá. Ele possui uma cor amarelada e um cheiro bem característico, sendo muito usado por aborígenes australianos para tratar feridas na pele.

Por ser mais comum na forma de óleo essencial, o óleo de melaleuca é um concentrado dessa planta. Sendo assim, ele deve ser utilizado com mais cuidados do que um óleo vegetal, como os óleos de abacate, girassol ou de coco.

No momento de compra, é necessário ter cuidado e procurar pelo óleo 100% natural, sem outros ingredientes que podem atenuar os efeito da melaleuca. Além disso, também é possível procurar cosméticos que tem a melaleuca entre os seus ingredientes.

Para que serve o óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é famoso por ser um potente antisséptico eficaz contra bactérias, vírus e fungos. Além disso, ele possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes, o que permite que o óleo de melaleuca seja usado para diferentes fins.

Na beleza, o óleo pode ser usado para tratamento de acne e caspa e até para acalmar a pele após a depilação. O óleo de melaleuca também pode ser usado para eliminar o mau hálito e odores corporais. Outro uso possível do óleo é na limpeza de casa para garantir uma higienização profunda.

Benefícios do óleo de melaleuca

Com todas essas propriedades, o óleo de melaleuca pode trazer diversos benefícios para a beleza e a saúde. Confira alguns a seguir.

Reduz a caspa

O óleo de melaleuca é capaz de desobstruir os folículos, fazendo uma limpeza mais profunda no couro cabeludo e reduzindo a caspa. Outro ponto positivo é que o produto também regula a vermelhidão, coceira e descamação da região graças à ação anti-inflamatória.

Alivia a pele recém-depilada

A propriedade anti-inflamatória também pode ajudar a aliviar os efeitos da depilação. Por ter um efeito calmante e cicatrizantes, o óleo de melaleuca diminui a irritação da pele e evita a foliculite.

Combate a acne

Por ser um antisséptico antibacteriano, o óleo de melaleuca é capaz de combater a formação de lesões acneicas, que são causadas pela bactéria Propionibacterium acnes. O principal diferencial da substância em comparação a outras tradicionalmente utilizadas no tratamento da acne é o que o óleo de melaleuca causa menos irritações na pele.

Atua como desodorante natural

Também por causa da ação antibacteriana, o óleo de melaleuca pode ser um ótimo desodorante natural, principalmente quando combinado com bicarbonato de sódio. Esse ingrediente, além de contribuir com a inibição do odor, ajuda a absorver a umidade.

Trata micose na unhas

O óleo de melaleuca é um ótimo fungicida também. Assim, a substância pode ser utilizada para acabar com a micose na unha, já que esse problema é causado por um fungo.

Limpa feridas profundamente

Essas propriedades antissépticas fazem com que o óleo de melaleuca também seja usado como desinfetante para cortes e machucados. O óleo deve ser usado enquanto for necessário, mas um médico deve ser procurado caso a ferida não cicatrize em até três dias.

Combate o mau hálito

Outro odor que o óleo de melaleuca pode ajudar a eliminar é o mau hálito. Geralmente, o mau hálito é causado por bactérias e fungos, então a ação antisséptica do óleo pode eliminar esses microrganismos. Além disso, aftas e infecções na gengiva também podem ser tratadas com o óleo de melaleuca.

Alivia a congestão nasal

Em caso de gripes e resfriados, o óleo de melaleuca pode ser inalado para liberar as vias respiratórias, já que ele é capaz de eliminar vírus e bactérias. No entanto, a inalação não deve ser vista como tratamento milagroso, pois outros cuidados também são necessários, como evitar sair no frio.

É um poderoso repelente

Por ser extraído de plantas, o óleo de melaleuca também possui propriedades para se proteger de insetos. Assim, ele é um forte parasiticida que pode ser usado nos ambientes para repelir insetos.

Auxilia na limpeza da casa

Por fim, o óleo de melaleuca também pode ser utilizado na limpeza doméstica, especialmente na cozinha e nas louças. Devido a grande complexidade química da substância, o óleo pode matar germes e contribuir para a higienização doméstica.

Acalma sintomas de ansiedade e depressão

Na aromaterapia, o óleo de melaleuca é usado para aliviar sensação de medo e atenuar sintomas de ansiedade e depressão. O ideal é que a prática seja acompanhada por um aromaterapeuta, que pode indicar óleos essenciais complementares para o que a pessoa está sentindo.

Como usar o óleo de melaleuca

Por causa dos diferentes benefícios, o óleo de melaleuca pode ser usado de diversas formas para atingir variados objetivos. Veja abaixo algumas receitas caseiras com óleo de melaleuca que podem ajudar em várias situações.

  • Para diminuir a caspa: misturar 5 mL de óleo vegetal de abacate, 3 gotas de óleo de melaleuca e 1 gota de óleo de lavanda, massagear a mistura no couro cabeludo e nos fios, deixar agir por 10 minutos e lavar com shampoo. O processo deve ser feito uma vez por semana;
  • Para aliviar a pele: misturar 3 gotas do óleo essencial de melaleuca em uma colher de sopa de gel de aloe vera e aplicar na pele logo após a depilação;
  • Para eliminar a acne: usar cremes com concentração 5% de óleo de melaleuca ou diluir 3 gotas em 10 mL do óleo vegetal de jojoba para aplicar na pele;
  • Para usar como desodorante: misturar 50 gramas de bicarbonato de sódio com 8 gotas do óleo essencial de melaleuca e armazenar em um frasco de vidro com borrifador para facilitar o uso diário;
  • Para eliminar micose nas unhas: aplicar 1 gota do óleo essencial diretamente na unha afetada por duas vezes ao dia, até o fim do problema;
  • Para limpar feridas: diluir uma parte de óleo de melaleuca em 10 partes de hidrolato de lavanda e usar para higienizar feridas;
  • Para eliminar o mau hálito: pingar uma gota de óleo essencial de melaleuca em um copo de água, mexer bem e bochechar, enxaguando a boca logo em seguida. Esse procedimento pode ser feito até três vezes ao dia;
  • Para a congestão nasal: adicionar algumas gotas em água fervente e inalar a mistura com ajuda de vaporizador, nebulizador ou com uma toalha quente sobre a cabeça;
  • Para repelir insetos: colocar 5 gotas diluídas em água em difusores de ambiente ou velas aromáticas;
  • Para a limpeza doméstica: misturar meia xícara de bicarbonato de sódio para a mesma quantidade de sabão vegetal com um pouco de glicerina vegetal. Acrescentar 10 gotas de óleo de melaleuca e 10 gotas de óleo de limão siciliano para ter um produto de limpeza potente e com odor refrescante;
  • Para acalmar: pingar 2 ou 3 gotas do óleo essencial em um lenço e respirar profundamente por, pelo menos, uma vez por dia ou pingar o óleo em um colar difusor e usar ao longo do dia.

Veja mais:

Você pode gostar
você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More