Mitos e verdades sobre cabelos!

Neste post, vamos desmistificar alguns conceitos arraigados nas cabeças de muita gente e que precisam ser quebrados.

0

Oi, divas! Tudo bem com vocês? Pois é, se tem um assunto que rende é o de cabelos, não é mesmo, meninas? E são tantos conselhos, tantos mitos que ficamos confusas com tanta informação! Hoje, vamos desconstruir alguns deles para, ao invés de atrapalhar, as dicas realmente ajudarem!

Mulher curiosa

  1. MITOS

Shampoo antirresíduo não limpa mais

O que acontece é que, por ter pH mais elevado, este tipo de produto abre as cutículas de forma que seja feita a limpeza mais profunda.

É essa a única diferença entre ele e o shampoo convencional. Por isso, é recomendável que seja usado muito de vez em quando, evitando estragos (cutícula aberta é sinônimo de desidratação, lembram?).

Arrancar um fio branco faz multiplicar

Esqueça aquela história de que arrancar um fio branco faz nascer mais três no lugar. Até porque, de um bulbo capilar, não tem como nascer mais de um fio, não acham?

E, o contrário, também é mito: arrancar fios brancos não evita que outros nasçam. Fios brancos significa que estão envelhecidos e sem produção de melanina.

Lavar os cabelos diariamente traz mais oleosidade

Negativo. Cabelos mais secos, realmente, não pedem lavagem diária para evitar mais ressecamento pela retirada da oleosidade natural.

Mas, cabelos oleosos devem ser lavados sempre, principalmente quem pratica esportes diariamente.Para evitar problemas com a formação de sebo, alterne shampoos hidratantes e para cabelos oleosos.

Quanto mais caro o produto, melhor

Não mesmo! O que dita o efeito nos seus cabelos não é o preço do produto, mas, sim, a fórmula que o compõe. Muitas vezes, produtos baratinhos e receitas caseiras são até mais eficientes do que produtos caríssimos.

Precisa ver a lua certa para cortar o cabelo

Quanta gente já deixou de cortar os cabelos quando queria porque não estava na “lua certa”, não é mesmo? E o medo de o cabelo não crescer mais ou ficar mais volumoso?

Esqueçam isso, meninas! Já foi cientificamente comprovado que se trata de um mito porque nossos cabelos são feitos de queratina, não havendo conexão alguma com astros e estrelas.

Lâmina danifica os fios

Não, meninas, cortar os cabelos com lâmina não vai danificá-los. O que acontece é não ter um acabamento satisfatório porque o corte da lâmina não está bom ou cortar os cabelos ressecados, gerando um aspecto armado. Assim, realmente, o resultado não vai ser dos melhores, por isso, o ideal é procurar um bom profissional.

Anticoncepcional no shampoo faz crescer

Nem anticoncepcional, nem vitaminas. Pelo contrário, usar estes métodos pode até danificar os fios porque estes produtos alteram a composição química do shampoo, desestabilizando-a.

Cortar as pontas faz crescer mais rápido

A verdade é que crescimento dos fios nada tem a ver com genética ou cortar as pontas. Os fios nascem pela raiz, ou seja, as pontas não influenciam. Se ficar muito tempo sem cortar os cabelos, o que vai acontecer é fazer com que eles fiquem mais secos e quebradiços.

O corte oferece saúde aos cabelos, mas, o que os faz crescer são boa alimentação e cuidados com o couro cabeludo.

Raspar os cabelos faz com que os novos nasçam grossos

Não, meninas, não faz. A lâmina não muda a estrutura e composição dos fios, portanto, não vai fazer com que nasçam mais finos ou grossos.

Alguns esportes danificam os fios

De forma alguma! Esportes e exercícios físicos só trazem benefícios à saúde! Esportes aquáticos podem danificar os fios devido ao cloro ou sal marinho, mas, nada que hidratação e revitalização não resolvam!

  1. VERDADES

Água fria faz bem para os cabelos

E como! Água em temperatura mais baixa dá mais brilho por fechar as cutículas, até já falamos disso em vários posts. Não adianta dar um último jato com água fria se tiver lavado os cabelos com água quente porque o estrago já foi feito – abertura de cutículas e ressecamento. Caso o clima esteja frio, lave os cabelos em água morna.

Passar o shampoo duas vezes

É, tem que ser. A primeira lavagem é voltada para o couro cabeludo enquanto a segunda é aplicada para a extensão dos fios.

Shampoo e condicionador da mesma marca

É verdade porque produtos de mesma marca e linha têm os mesmos princípios ativos, ou seja, terão o mesmo efeito.

Dormir com os cabelos molhados faz mal

Muito! Além de deixar os fios opacos, sem vida e marcados, favorece a proliferação dos fungos e bactérias devido à umidade, além da oleosidade e formação de caspas. O mesmo raciocínio vai para bonés e chapéus em excesso, pois, abafam o couro cabeludo.

Boa alimentação dá mais brilho e saúde

Com certeza! Alimentação balanceada garante a saúde dos fios, principalmente se aliada ao uso de bons produtos.

Escovas de cerdas naturais dão mais brilho

Sim, meninas, é verdade! Além de fazer um polimento fiel da fibra, as cerdas naturais distribuem a oleosidade natural dos fios, resultando em brilho maior do que o proporcionado pelas cerdas sintéticas.

O cabelo cresce mais durante a gravidez

Sim. Isso acontece porque os hormônios da gravidez estimulam os cabelos, fazendo-os crescer mais.

Água marinha faz bem para cabelos oleosos

Sim! Na medida certa, sem exageros, sol e água do mar ajudam a reduzir a oleosidade, porém, não interferem na queda. Porém, repetimos: muita moderação para não danificar os fios, ok?

A caspa favorece a queda

Com certeza! A caspa se dá devido à oleosidade em excesso no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. Esta inflamação ocasiona vermelhidão, atingindo as camadas superficiais do couro cabeludo. A descamação, por sua vez, varia de escamas mais finas às mais intensas.

Porém, esta inflamação, mesmo sendo superficial, acaba atingindo as células do tronco capilar, acelerando a queda dos cabelos. Por isso, é essencial evitar que as caspas apareçam e, no caso de surgirem, trata-las o mais rápido possível.

Stress estimula a queda dos cabelos

Sim, o stress é um dos fatores externos que mais influenciam na queda capilar. Até porque os cabelos são parte do seu organismo, então, sofre com o stress assim como o restante do seu corpo.

A boa notícia é que esse fator não é permanente, ou seja, findada a situação de stress, seu cabelo pode voltar a crescer.

Bom, meninas, por hoje é só! Esperamos ter desconstruído alguns mitos sobre cabelos, bem como aprofundado algumas verdades, facilitando sua vida e deixando vocês mais tranquilas!

Beijos e até a próxima!

Veja também:  Crescimento Que Vem De Dentro

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More