Cabelos danificados e elásticos? Calma que tem jeito!

Informações e receitas de como recuperar fios elásticos, emborrachados ou danificados com reconstrução ácida.

Não tem nada que desespere mais do que sentir nossos cabelos ressecados ou elásticos, não é verdade? E, em algumas situações, não conseguimos encontrar hidratações suficientes que sejam capazes de recuperá-los! Mas, calma, que é possível, sim, recuperar fios muito danificados sem precisar cortá-los.

Quando usamos muita química nos fios, como tinturas e progressivas, ou shampoos anti resíduos em excesso, percebemos que eles ficam porosos e ressecados.

Isso acontece porque essas substâncias possuem o pH alcalino que provocam a abertura das cutículas. Por isso, não há hidratação que dure porque os elementos hidratantes saem pelas cutículas abertas.

Por isso, é importante regular a alcalinidade, o que pode ser feito com o uso do vinagre de maçã. Seu pH ácido (de 2,5 a 3,5) fecha as cutículas, devolvendo o brilho e tirando o frizz. Por ser natural, é livre de substâncias nocivas, além de ter propriedades antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além do pH ácido, o vinagre de maçã possui, também, sais de potássio, ácido málico e pectina. Inclusive, este último elemento é bastante utilizado em produtos voltados para a recuperação de cabelos ressecados. Todas essas propriedades são provenientes da fermentação da fruta durante a produção do vinagre.

Vinagre de maça
Vinagre de maça

 

E como funciona a reconstrução ácida? A receita é simples e pode ser feita em casa mesmo. Veja, a seguir, o passo a passo de como fazer e utilizar em seus cabelos:

Ingredientes:

  •  25ml de vinagre de maçã dissolvidos em 100ml de água
  • Queratina líquida (com ou sem enxágue)
  • 2 colheres de máscara de hidratação

Como usar:

O primeiro passo é lavar os cabelos, sem finalizar com o condicionador (use apenas o shampoo). Depois, tire o excesso de água com a toalha.

Em seguida, aplique a queratina líquida, mecha por mecha. Deixe-a agir por 10 minutos para, logo depois, aplicar a máscara de hidratação, deixando por mais 20 minutos.

O próximo passo é enxaguar bem, tirando o excesso de água com a toalha. Daí, vem a aplicação da mistura feita de vinagre de maçã (vinagre+água), deixando agir por mais 15 minutos.

Passado esse tempo, enxágue e finalize com condicionador. Agora, é só usar queratina sem enxágue para pentear e pronto.

Se for de sua preferência, pode substituir a queratina por máscara reconstrutora, dispensando, também, o uso da máscara de hidratação.

Ainda, pode acrescentar ampolas de 3 minutos na finalização, faz o resultado ainda melhor! Só um aviso: caso queira secar os cabelos, não se esqueça de usar o protetor térmico. Porém, o secador é recomendável não usar o secador se seus fios estiverem elásticos.

Esse processo de hidratação pode ser feito a cada 10 ou 15 dias, até sentir seus cabelos recuperados. A partir daí, pode ser repetido de 30 em 30 dias, apenas para fortalecê-los!

Ah, outra dica! O vinagre de maçã também é ótimo para a pele por fechar os poros , acabando com a oleosidade e a acne!Também é funciona como clareador natural por ter o poder de tirar manchas! Santo remédio, não é mesmo?

Agora, usem essa dica e depois, voltem para nos contar se deu certo, ok? Até a próxima!

Veja também: Hidratação Caseira Com Azeite

você pode gostar também
Deixe um comentário