Rotina dos fios: veja 10 erros comuns ao cuidar do seu cabelo no dia a dia
Não lavar corretamente e abusar de tinturas, alisamentos e secadores são alguns dos erros de cuidados com os fios no cotidiano.
Além dos cortes periódicos, um check-list de produtos, que inclui máscaras, óleos e vitaminas visam manter a saúde dos fios. Nessa lista, entra também o cronograma capilar, cuja intenção é a nutrição, hidratação e reconstrução do cabelo.
Mas, ainda com toda essa atenção, o brilho e a força da fibra capilar pode já estar comprometida. Para evitar isso, selecionamos 10 erros comuns nos cuidados com o cabelo:
1. Lavar o cabelo à noite
Os cabelos não devem ser lavados à noite ou ao ir dormir, ainda que secando com secador. O recomendado é lavar os cabelos de dia e, se usar o secador, deixar “respirar” por mais três horas no mínimo, a depender da quantidade de fios e comprimento.
2. Não lavar o cabelo com frequência
Para cabelos lisos e ondulados, a recomendação é para que os fios sejam lavados dia sim e dia não. No caso dos oleosos, todos os dias. Por fim, os cabelos cacheados devem considerar o tipo de couro cabeludo para determinar o prazo entre as lavagens.
3. Não eliminar todo excesso de condicionador e máscaras
Os resíduos de cremes devem ser eliminados para manutenção do brilho e saúde do cabelo. O acúmulo desses produtos pode potencializar a disseminação de fungos, além de impedir que demais ativos de tratamento ajam nos fios.
4. Deixar a toalha molhada na cabeça após o banho
O maior mal aqui não é deixar a toalha na cabeça, mas o período em que ela permanece. Isso porque, dependendo do tempo, ela pode abafar o couro cabeludo e favorecer a proliferação de fungos. E em casos mais graves, até causar dermatite seborreica.
5. Esfregar a toalha no cabelo para secar
Com a fragilidade dos fios, o impacto da toalha sobre o cabelo molhado pode quebrá-lo com mais facilidade. Outra coisa é a alteração na carga elétrica dos fios, acarretando em frizz e abertura das cutículas, criando o aspecto de opacidade.
O jeito correto de secar o cabelo é deixar a toalha absorver a umidade por pouco tempo e sem esfregar os fios, apenas com toques suaves. Também, existem toalhas de microfibra que aceleram a secagem e são próprias para esse fim.
6. Usar o cabelo sempre preso
Ficar o tempo todo com os cabelos presos pode abafar o couro cabeludo e também otimizar a proliferação de fungos. Além disso, a forma em que os fios forem presos pode acarretar na quebra da haste capilar, assim como causar a queda de cabelo.
7. Desembaraçar os fios sem creme de pentear ou leave-in
Usar o pente ou escova tentando tirar os nós de cabelo sem auxílio de um produto específico para isso pode quebrar os fios e criar pontas ressecadas. Por isso, é recomendado usar cremes de pentear ou leave-in.
8. Pentear sem cuidado
Pentear os fios sem cuidado pode elevar o frizz e o ressecamento, criando pontas duplas ou quebradiças, assim como queda de cabelo. O indicado é pentear o cabelo úmido e com o auxílio de creme para pentear ou leave-in.
9. Não limpar pentes e escovas de cabelo
A recomendação é que se higienize os pentes e escovas de cabelo a cada 15 dias. Com isso, se evita bactérias e fungos que agem diretamente no couro cabeludo.
10. Fazer muitos processos químicos
Processos químicos em exagero podem ser prejudiciais ao cabelo, modificando a elasticidade e resistência. Alisamentos, tinturas, progressivas, usos de secador e chapinha são alguns dos exemplos.
Dessa forma, o indicado é evitar o calor excessivo e adotar uma rotina de cuidados para os fios. Nela, devem ser incluídos, cremes, máscaras de hidratação, óleos etc.
Leia ainda: Cabelos ressecados no verão? Saiba como evitar esse problema