Eu cresci, meus penteados não!
Veja como pode voltar a usar os penteados que sua mãe fazia durante a infância, estilizando-os seguindo as tendências da moda.
Olá, meninas! Tudo bem com vocês? Então, meninas, lembram quando eram crianças e suas mães enchiam seus cabelos de trancinhas, maria-chiquinhas e os mais variados acessórios? Bons tempos, hein!
Mas, saibam que o momento nostalgia pode voltar à tona, através da estilização desses penteados, até então, considerados como infantis, mas, que podem ser renovados ao seguir as tendências da moda atual. Querem ver como?
Maria-chiquinha
Adornava os cabelos em festas juninas, aniversários ou almoços de família. E, cá entre nós, são uma gracinha, não é verdade? Tanto que grifes como Chanel e Miu Miu deram uma repaginada nas chamadas pigtails (sim, até novo nome, ganharam) nos desfiles da temporada 2016, trazendo de volta o clássico penteado infantil. Para ir além das boxer braids, apostem em estilos diferentes.
Uma ideia é dividir os cabelos ao meio, fazendo dois rabos baixos, na nuca, deixando fios soltos ao redor do rosto. Vocês podem deixar os fios soltos, apenas prendendo as pontinhas, ou trançá-los, como nas imagens abaixo.
Trança Dupla
Outro clássico infantil, presente nas mesmas ocasiões da maria-chiquinha. Para atualizar o penteado, troquem o spray fixador ou o gel usados na sua infância pelos texturizadores para deixar o visual bagunçado, no estilo podrinho.
Coque de bailarina
Confessem, quem tinha aulas odiava puxar os cabelos para cima antes do balé, mas, hoje, se rende ao estilo e praticidade dos coques.
Além de resgatar o penteado da infância, na estilização do coque vocês podem tirar da gaveta outro acessório do passado, dessa vez, do período da adolescência: a bandana. Basta enrolar ao redor do coque alto, podendo ser ao estilo messy ou arrumadinho mesmo.
Trança embutida
Versão moderna da trança raiz (onde o cabelo era centralizado do alto da cabeça para as pontas), o penteado ganha ares tribais com trancinhas individuais finalizadas em um coque ou rabo de cavalo.
Scrunchie
Vulgo “meio rabo”, ganha ares modernos com outro revival, o dos “frufrus”. Dá para variar tanto na textura quanto no acabamento, amassado com mousse, ondulado, alisado e preso ao topo ou, ainda, seco naturalmente. O penteado atual é preso no topo da cabeça, tanto em coque quanto em rabo de cavalo.
Lacinhos
Encontrados em lojas e armarinhos, os lacinhos ressurgem ao estilo minimalista, em tamanhos que vão variar de pequenos a grandes, e formatos que vão desde os quadrados até caidinhos, como nas fitas de cetim.
Os desfiles da temporada passada ditaram a moda da cor preta, mas, vamos que moramos no Brasil e somos coloridas mesmo! Então, usem a cor que desejarem!
Presilhas
A moda dos tique-taques ou dos grampinhos discretinhos já passou. A moda, agora, é passar pela fila da Forever 21 garimpando presilhas coloridas e diferentes, bem ao estilo Lana del Rey, prendendo mechas ou franjas na lateral. O estilo são vocês quem escolhe!
Coroa
Vocês cresceram, mas, não deixaram de ser princesas e, quiçá, rainhas! Por isso, amores, agarrem as coroas e usem nos cabelos bagunçados, soltos e naturais.
Cabelos presos não ficam tão legais porque, ainda, não somos personagens de contos de fada. E o mais legal é que as coroas vêm em diferentes estilos, tanto metalizados quanto floridos. Tudo vai depender do seu estilo.
Bônus: como traçar a risca do cabelo de acordo com o formato do rosto
Quando tratamos de penteados, invariavelmente, vem à tona a questão da risca do cabelo. Até porque nem tudo dá pra fazer com os cabelos puxados para trás. Mas, para traçar a risca de forma harmonizada, é interessante considerar o formato do rosto.
Quem tem rosto redondo ou triangular deve repartir o cabelo ao meio, alongando o formato do rosto e distribuindo o volume dos traços.
Já quem tem rosto retangular ou a testa mais larga, deve evitar partir os cabelos ao meio, preferindo traçar a risca lateralmente, disfarçando a proeminência de algumas áreas e dando mais sensualidade ao look.
Rostos ovais não têm grandes segredos por terem traços mais harmoniosos e funcionarem com vários estilos de penteado.
Apenas alguns truques podem ser considerados dependendo do efeito que quer criar. Se o objetivo for alongar o rosto e dar volume aos fios, é necessário pentear os cabelos do lado oposto ao que ele nasce.
Então, é isso, gatíssimas! Voltem a ser crianças o quanto quiserem, adotando penteados repaginados, respeitando seu formato de rosto!
E, não se esqueçam: a juventude, também, vem de dentro, portanto, mantenham seu espírito sempre renovado!
Beijos e até mais!