A natureza a favor dos cabelos

Confira, neste post, as propriedades envolvidas nos principais princípios ativos encontrados nos produtos capilares.

Olá, olá, pessoal lindo e antenado! Você, que nos acompanha aqui, nós Tudo Sobre Cabelos, já deve ter lido várias, várias e várias publicações com dicas sobre produtos naturais para os cabelos, seja como ingredientes, seja como matéria base para hidratações e nutrições.

Pois bem, toda essa importância vinda dos produtos orgânicos e naturais se dá pela sua ação poderosa aliada à falta de compostos artificiais, o que faz um bem danado para os cabelos.

Por isso, hoje trazemos uma lista detalhada com os principais princípios ativos encontrados nos produtos, não só de cabelos, mas, também, para a pele, descrevendo suas propriedades estéticas que tanto amamos. Vamos lá?

Tratamentos capilares

Para os cabelos, alguns itens são bastante indicados, conforme vemos a seguir:
Mirra: esse composto milenar é rico é Ômega 3, 6 e 9, o que significa que repara as cutículas, deixando os fios mais resistentes, emolientes e brilhantes.

Mulher hidratação

 

Cálamo: ativo rico em resina, utilizando em tratamentos contra o frizz com o objetivo de fechar as cutículas capilares, protegendo-as de agressões mecânicas, físicas e químicas.

Extrato de quinoa: a quinoa é velha conhecida do pessoal fitness e não fica de fora dos tratamentos capilares. Fonte de aminoácidos, ferro, cálcio, fósforo, zinco e vitaminas dos complexos A, B, C e E, traz para os cabelos os principais componentes que formam a fibra capilar. Além disso, evita o afinamento e perda dos fios.

Extrato de maçã: rico em procianidina polifenol B-2, contribui para o crescimento dos fios por agir no aumento da fase anágena (fase de crescimento capilar) e diminuir a fase telógena (fase de queda dos fios).

Baobá: elemento rico em ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas e ômega 6 e 9. Tudo isso é traduzido em favorecimento do brilho e proteção à cor dos cabelos.

Monoi: esse composto tem ação hidratante e impede que as moléculas de água saiam dos fios. Ademais, é rico em lipídios, repondo a oleosidade natural das fibras, tendo como resultado mais brilho sem aspecto pesado.

Buriti: fruto típico do Cerrado, é excelente antioxidante que vai agir na hidratação e proteção dos cabelos contra os danos promovidos por agentes externos, como poluição, sol. Ou seja, evita a tão temida quebra dos fios.

Açaí: outro queridinho da galera fitness, o açaí é cicatrizante, além de ter poderosa ação antioxidante. Essa potencialidade se dá por ser rico em vitaminas dos complexos C e E, além de flavonoides, que promovem ação protetora das células. Por isso, é muito usado nos casos de dermatite do couro cabeludo.

Caviar verde: essa é nova e faz parte de uma das mais recentes linhas da marca O Boticário. Seus ativos oferecem reparação por meio da reconstrução das fibras capilares.

A alga cresce em pequenas esferas nos mares do Japão, Vietnã, Filipinas e Malásia. O extrato do caviar verde é rico em vitaminas, proteínas, polissacarídeos e sais minerais.

Receitas caseiras

Após tomar conhecimento de tantas propriedades, claro que não poderíamos deixar de dar nossas dicas de receitas caseiras.

  1. Umectação com óleo de buriti

Aplique o óleo de buriti da raiz às pontas, enluvando todo o comprimento e as pontas, fazendo com que o produto penetre com facilidade. Você pode, também, aplicar nos cabelos antes de dormir, retirando todo o excesso assim que acordar.

Óleo de buriti

  1. Umectação com manteiga de monoi

Ingredientes: uma colher (chá) de óleo de coco 100% vegetal, a mesma medida de manteiga de monoi 100% vegetal.

Misture os dois ingredientes e aplique nos cabelos ainda secos, enluvando toda a extensão dos fios. Faça uma trança mais folgada e aguarde por, pelo menos, duas horas. Lave os cabelos, de preferência com um shampoo sem sal, e enxágue.

Com os cabelos lavados, aplique um sérum, reparador de pontas ou, ainda, um óleo finalizador 100% vegetal para selar as cutículas e deixe secar naturalmente.

  1. Hidratação caseira com maçã (ideal para cabelos secos)

Ingredientes: Duas colheres (sopa) de condicionador, ½ maçã vermelha ralada, uma gema de ovo peneirada, 1 colher (sopa) de óleo de linhaça, a mesma medida de bepantol líquido.

Misture todos os ingredientes em um recipiente. Com o cabelos lavados apenas com shampoo, aplique a mistura mecha por mecha, fazendo massagens para selar a hidratação dentro dos fios.

Coloque uma touca plástica e aguarde pelo tempo de 40 minutos. Lave os cabelos normalmente, para retirar todo o produto e finalize como de costume.

Maçã

Então, é isso, pessoal! Esperamos que tenham gostado das dicas!

Beijos e até a próxima!

você pode gostar também
Deixe um comentário