7 frutas anti-inflamatórias que não podem ficar fora da sua dieta!
Veja quais são as melhores frutas anti-inflamatórias para incluir na dieta e os seus benefícios à saúde!
A inflamação crônica tem sido um dos maiores problemas de saúde do mundo atual, causada devido ao consumo exacerbado de alimentos ultraprocessados. Por isso, inserir frutas anti-inflamatórias na dieta é uma maneira de amenizar os danos.
Obviamente, para melhores resultados, o ideal é mudar os hábitos alimentares. Sendo importante reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar, sódio, aditivos artificiais e gorduras saturadas e trans.
Assim, deve-se optar por alimentos naturais, como grãos integrais, vegetais, gorduras boas, proteínas e, claro, frutas anti-inflamatórias.
Veja a seguir quais são as 7 melhores frutas anti-inflamatórias para incluir na dieta e ajudar no processo de desinflamação!
1 – Frutas vermelhas
As frutas vermelhas, como amora, morango, framboesa, blueberry, mirtilo e cranberry, são ricas em nutrientes anti-inflamatórios e antioxidantes, como antocianinas, quercetinas, vitamina C e carotenoides.
Dessa forma, elas contribuem para o combate à inflamação. Sendo grandes aliadas na prevenção e tratamento de doenças crônicas.
Foto: Jcstudio/Freepik.
2 – Uva roxa
A uva roxa, assim como o vinho tinto e o suco de uva integral, é rica em resveratrol, um composto bioativo com alto potencial anti-inflamatório. Esse fitonutriente está composto em abundância nas cascas das uvas.
Foto: Jannoon028/Freepik.
3 – Maçã
A maçã é uma fruta poderosa para auxiliar no processo de desinflamação. Isso ocorre porque ela é fonte de flavonoides, vitamina C e quercetina.
Foto: Pereslavtseva/Freepik.
4 – Romã
A romã se destaca entre as frutas anti-inflamatórias, pois suas sementes são ricas em ácido fenólico, antocianinas e taninos.
Foto: 8photo/Freepik.
5 – Melancia
Apesar de ser comumente conhecida por conter muita água na composição, a melancia também tem funções importantes no processo de desinflamação. Isso porque, a fruta é fonte de vitamina C e licopeno.
Foto: Rawpixel.com/Freepik.
6 – Maracujá
Além de contribuir para a melhora do sono e alívio do estresse e da ansiedade, o maracujá também é um das frutas anti-inflamatórias. A fruta é rica em vitamina C, A e polifenóis, o que lhe garante ação anti-inflamatória e antioxidante.
Foto: Freepik.
7 – Frutas cítricas
Por último, as frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e kiwi, também são frutas anti-inflamatórias que devem estar presentes em sua dieta. Uma vez que elas são ricas em vitamina C, flavonoides e fibras.
Foto: Freepik.