Ventilador ligado a noite toda, pode ou não pode?

Nos dias muito quentes o ventilador é uma das principais opções para se conseguir dormir. Veja aqui, os contras de dormir com o ventilador ligado a noite toda à sua saúde.

0

Muitas pessoas só conseguem dormir com o ventilador ligado, ainda mais nos dias mais quentes, porém este aparelho pode trazer alguns riscos à saúde se não for tomadas algumas precauções.

Entre o ventilador e o ar condicionado, o aparelho ainda é o mais popular e mais utilizado no mundo, por ser uma opção mais acessível financeiramente e também por sua facilidade de poder levar para onde se precisa ir.

Porém nos dias mais quentes, o calor muitas vezes não nos deixa dormir, e o ventilador entra em ação e existe o hábito de deixar o aparelho ligado a noite toda. Os especialistas do Sleep Advisor, uma equipe especializada em sono, realizaram uma pesquisa e trouxeram as principais informações sobre os riscos de dormir com o ventilador ligado, confira:

  • Alergias e Pó: A principal preocupação é a poeira, que acaba ficando suspensa no ar. Em dias de seca ela fica mais concentrada, aumentando o risco de alergias e asma.
  • Ar seco: Com o vento, a umidade do ambiete acaba se dissipando o que pode deixar a pessoa tanto a pele quanto as mucosas bem secas. Pessoas que dormem com a boca aberta , o fluxo de ar pode até mesmo secar a garganta.
  • Dor de cabeça e congestão nasal. O Sleep Advisor observa que, devido ao ar seco, o organismo da pessoa tenta compensar produzindo mais muco, o que causa as dores e a congestão nasal.

Como evitar essa situação?

Há opções simples que podem te trazer uma noite de sono tranquila com o seu ventilador, sem que sua saúde seja prejudicada, entre elas, a equipe sugere a instalação de um purificador / umidificador de ar, que ajudará a manter o ambiente menos seco e evitará que a poeira seja levantada com facilidade.

Manter-se hidratado, beber bastante água e hidratar a pele, pode ajudar bastante a combater o ressecamento das mucosas.

Outra dica muito importante é manter o ambiente limpo, e principalmente, fazer a limpeza do ventilador. Para isso basta desligá-lo e remover as pás. Depois basta lavá-las com detergente e água.

Quando não estiver em uso, é importante guardar o ventilador em um lugar alto. Dessa maneira fica mais longe da sujeira do chão e outros detritos.

Manter a casa arejada Para manter a casa arejada é importante abrir as janelas e portas durante o dia. Além de manter o ambiente saudável, isso ajuda a economizar energia.

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More