Nova tendência de consumo para os cosméticos aponta que os valores dos compradores estão mudando e se adaptando. É o que mostra uma pesquisa realizada com mais de 500 mulheres em todos os estados do Brasil.
A pesquisa foi realizada pela empresa de cosméticos Flora, com mulheres a partir de 25 anos e mostra que inovar é imprescindível para se adequar ao que as novas consumidoras querem.
O que está mudando
Antes as buscas por produtos se davam por características como para que tipo de cabelos ele seria indicado. A pesquisa veio mostrar que além dessa preocupação, novas surgiram.
As mulheres, quando buscam produtos para utilizar em seus cabelos, estão agora interessadas também interessadas na proteção que o produto pode oferecer, na forma como é produzido e na sua eficiência durante o tratamento dos fios.
Além de xampus e condicionadores, considerados fundamentais para os cuidados capilares por 90% das entrevistadas, produtos como máscaras de tratamento são pretendidos por mais de 65% das consumidoras.
Antes usados apenas por profissionais em salões, os protetores térmicos estão na mira de 32% das mulheres entrevistadas, preocupadas com a saúde dos seus cabelos.
Ácido hialurônico e colágeno também aparecem como itens que as consumidoras gostariam de começar a usar, com 46% e 31% das intenções de uso.
Mas a grande diferença está na preocupação com as substâncias com as quais os produtos são feitos e como são realizados os testes antes de serem comercializados.
Cerca de 61% das mulheres se preocupa em comprar produtos que não tenham sido testados e animais.
Ligia Vulcano, Head de Marketing e Inovação da Unidade de Cabelos da Flora, empresa responsável pela pesquisa, explica que a conscientização é um fator que precisa ser levado em conta pelas empresas que querem se manter no mercado.
O acesso à informação permitiu que o consumidor possa escolher melhor seus produtos com base em seus próprios valores, como por exemplo, produtos veganos, que não são produzidos e nem testados utilizando animais.