Quando foi a sua última consulta ao ginecologista? Confira alguns sinais que você precisa voltar

Exames frequentes são parte do cuidado feminino para evitar doenças futuras.

Alguns costumes não podem ser perdidos mesmo com a rotina acelerada. Além dos compromissos com trabalho, estudos e família, o cuidado com a sua saúde deve ser algo prioritário na sua vida. A saúde física precisa de atenção e constante avaliação. Nesse sentido, separamos alguns sinais que você deve fazer um check-up médico.

São necessários cuidados periódicos com os órgãos reprodutores femininos.

Esses exames periódicos, ou o check-up, são importantes para avaliação do estado geral de saúde e prevenção de doenças. É através dos exames de rotina que patologias silenciosas são detectadas, como, por exemplo, hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia e alguns tipos de câncer.

O cuidado com a saúde deve ser feito independente do gênero. Para as mulheres, a atenção aos órgãos reprodutivos é muito importante. Independentemente de ter um parceiro fixo ou não, ou da periodicidade das suas relações sexuais desde a primeira relação, é importante manter a frequência de visitas ao ginecologista. Da mesma maneira, é fundamental realizar exames como o Papanicolau e os testes de detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Quais exames devem ser feitos?

Da primeira menstruação até os 40 anos de idade, exames que avaliam os níveis de colesterol, triglicérides, glicose e ferro são essenciais. Assim, caso seja identificada alguma alteração, deve ser colocada em prática a mudança no estilo de vida.

Mesmo com um único parceiro, os testes sorológicos para detectar a presença de infecções sexualmente transmissíveis devem ser feitos. Assim como, independente do desejo ou não de engravidar, o papanicolau e ultrassom transvaginal são exames fundamentais para checar a saúde dos órgãos reprodutores e prevenir o câncer de colo do útero.

Os controles dos níveis de hormônios ajudam a detectar desequilíbrios indicativos de doenças. Mulheres entre 41 e 50 anos, além de realizar todos os exames mencionados, devem incluir a glicemia de jejum e a mamografia. E a partir dos 51 inclui a densitometria óssea.

Confira os sinais que você deve fazer um check-up:

1- Manchas, vermelhidões ou inchaços sem explicação;
2- Perda ou ganho de peso repentina;
3- Dores de cabeça persistentes;
4- Cansaço e fraqueza intensa sem explicação;
5- Alterações nas mamas.

você pode gostar também
Deixe um comentário