Recupere sua vitamina D com este super alimento
Especialistas apontam esse ingrediente como uma das melhores fontes dessa vitamina lipossolúvel.
Os alimentos são importantes para manter o funcionamento do corpo, assim como são parte da cultura de um povo. Com o passar dos anos, a população busca constantemente uma vida mais saudável, com escolhas alimentares adequadas a esse desejo.
Existem alguns alimentos que podem fornecer quantidades adequadas de vitaminas, como, por exemplo, esse alimento rico em vitamina D. Confira os detalhes:
Opção saudável e fonte de vitamina D
Dentre os compostos nutricionais existentes nos alimentos, essa vitamina está no grupo das lipossolúveis e desenvolve papéis diferentes no corpo. Ela é muito importante para a saúde óssea, absorção de nutrientes como o cálcio, no sistema hormonal e também no sistema imunológico.
Ela pode ser absorvida através do contato da luz solar com a epiderme e, por isso, os médicos recomendam a exposição ao sol de pelo menos 30 minutos em determinados horários.
Além disso, alguns alimentos são fontes importantes dessa vitamina e devem ser consumidos frequentemente na dieta.
A deficiência pode gerar problemas importantes para a saúde geral do indivíduo, que começa a apresentar alguns sintomas como fadiga e fragilidade óssea. Em alguns casos, torna-se necessário o uso de suplementação, principalmente no caso de pessoas idosas.
Qual o alimento rico em Vitamina D?
O alimento em questão é o peixe conhecido como arenque. Ele é um dos mais capturados no Oceano Atlântico e também pode ser encontrado na região do Pacífico.
Foto: William Dulac/ BioDiversity4all
Além de ser rico em Vitamina D, ele também possui ácidos graxos, como ômega 3, que é um importante auxiliar para o sistema imune.
Quando consumido em quantidades adequadas, o peixe pode fornecer inúmeros benefícios para a saúde geral. Especialistas indicam que esse alimento deve ser consumido, no mínimo, duas vezes por semana. Uma única porção fornece 216 UI de Vitamina D.
A recomendação diária de vitamina D é de 4.000 UI e o consumo desse peixe pode contribuir para manter os níveis adequados. Um fato importante é que ele pode ser consumido de diferentes maneiras ao longo dos dias.