Quer emagrecer e ter um coração saudável? A resposta pode estar nas amêndoas
Recente pesquisa aponta benefícios dessa oleaginosa para o perfil lipídico e perda de peso.
A ciência dedica-se a diversas pesquisas buscando estratégias que auxiliem indivíduos que desejam ou precisam reduzir o peso. Estratégias como a restrição calórica diária e a reeducação alimentar são amplamente recomendadas.
Adicionalmente, uma pesquisa recente apontou o consumo de amêndoas como um importante aliado na perda de peso.
Novas estratégias nutricionais.
A pesquisa desenvolvida na Universidade do Sul da Austrália contou com 106 pessoas, e os resultados demonstraram alguns pontos positivos para o processo de perda de peso com o consumo de uma oleaginosa específica.
Cada participante realizou uma dieta com restrição de calorias ao longo de três meses, à qual foram adicionadas porções de amêndoas. Essa modificação no plano alimentar, além de acelerar o processo de perda de peso, também modificou o perfil lipídico das pessoas.
Imagem: Canva
Esses achados corroboram outra pesquisa realizada na Índia em 2018, na qual foram confirmados os impactos positivos do consumo dessas oleaginosas para os casos de dislipidemia.
O consumo diário desse alimento auxilia em dois fatores importantes para o sistema cardiometabólico, pois ele está relacionado ao aumento dos níveis de HDL e à redução de LDL.
As amêndoas são alimentos ricos em ácidos graxos mono e poli-insaturados, também conhecidos como MUFAs e PUFAs. Além desses nutrientes específicos, em apenas 100g, embora possuam um valor alto de calorias – 500kcal, é possível encontrar aproximadamente 21g de proteína.
A população indiana, assim como a de outros países, costuma consumir essa oleaginosa em diversas preparações, justamente por entender o seu valor nutricional. Ela pode ser consumida de maneira natural em lanches ou até mesmo ser adicionada a saladas, arroz e bolos.
Imagem: Canva
O estudo atual, desenvolvido na Austrália, apontou que, após o período determinado para o consumo da dieta padronizada e com a inclusão das amêndoas, alguns participantes chegaram a perder aproximadamente 7 quilos.