Perda de cabelo excessiva na gravidez? Veja como tratar

Veja como se prevenir da queda de cabelos causada pelas alterações hormonais

Durante a gestação, os hormônios femininos estimulam o crescimento e a qualidade dos cabelos, deixando-os bonitos, brilhantes e densos. No entanto, após o parto, muitas mulheres experimentam uma queda intensa dos fios, conhecida como eflúvio telógeno pós-gestacional.

Essa queda é comum, exceto para aquelas com deficiências específicas, como de ferro, ácido fólico ou vitamina D.

Os hormônios femininos promovem a vasodilatação no bulbo capilar, fornecendo mais oxigênio e nutrientes para os fios e prolongando sua fase de crescimento. No pós-parto, a diminuição desses hormônios leva a uma queda acentuada dos fios, que geralmente ocorre nos primeiros quatro a seis meses após o parto.

No pós-parto e pós-cesárea, ocorre uma diminuição dos hormônios femininos, juntamente com o estresse físico e emocional do período pós-cirúrgico e as demandas da amamentação. Esses fatores podem levar à queda capilar devido às alterações hormonais e ao quadro de estresse. Descanso adequado, alimentação adequada e cuidados de saúde são importantes para minimizar esse efeito.

Cuidados na gestação

Durante o último trimestre da gestação, é recomendada a introdução de vitaminas para melhorar a nutrição e a saúde capilar, visando prevenir o eflúvio telógeno pós-gestacional.

Verificar os níveis de nutrientes como ferro, hormônios femininos, vitamina D, zinco e ácido fólico, e utilizar substâncias específicas caso haja deficiência, são medidas que podem ser tomadas para tratar a queda de cabelo pós-parto. A reposição de nutrientes adequados é importante para a saúde capilar.

Suplementos nutricionais como biotina, silício, ferro, zinco e ácido fólico podem ser utilizados para promover a saúde capilar. Além disso, cuidados tópicos, como o uso de loções, podem ser adotados.

Cuidados pós-parto e pós-cesárea

Após o nascimento do bebê, tratamentos como laser fracionado não ablativo e microinfusão de medicamentos podem ser realizados no consultório para tratar a queda de cabelo pós-parto.

Faça o acompanhamento com seu médico obstetra e um dermatologista para que os resultados sejam obtidos sem prejudicar a recuperação da gravidez.

você pode gostar também
Deixe um comentário