As 10 principais causas da queda de cabelo e saiba como se cuidar

Detalhamos as principais causas da queda de cabelos para que você entenda como ocorre e saiba se cuidar

A queda de cabelo pode ter diversas causas, como medicamentos, estresse e doenças autoimunes. Mas é possível reduzir a queda tomando medidas adequadas.

Essa queda é um problema sério quando ocorre por um longo período e em grande quantidade. Se você notar uma quantidade excessiva de cabelo caindo por pelo menos 6 meses, é recomendável procurar um tricologista ou terapeuta capilar para encontrar a causa e o tratamento adequados.

Vamos listar para você as principais causas da queda de cabelo para que você entenda como isso ocorre e saiba como se cuidar.

Anticoncepcionais

Pode causar queda de cabelo devido à alteração nos estágios de crescimento dos fios. Mulheres com sensibilidade hormonal ou histórico familiar de calvície têm maior probabilidade. Recomenda-se considerar métodos contraceptivos não hormonais.

Estresse

Acelera a queda dos fios devido a um desequilíbrio no ciclo de crescimento dos folículos pilosos. É importante buscar ajuda psicológica para controlar o estado emocional.

Vitaminas A e B

Geralmente ocorre em pessoas que tomam suplementos por um longo período. É importante não tomar suplementos sem orientação médica, a fim de não exceder as doses recomendadas.

Medicamentos

Antidepressivos, anticoagulantes, anti-inflamatórios e para pressão alta podem causar queda capilar como efeito colateral. Geralmente, essa queda é temporária e melhora com a suspensão do medicamento.

Dengue

Pode levar a uma queda de cabelo mais acentuada, acelerando o processo natural de queda dos fios. É recomendado buscar tratamentos com loções que promovam o crescimento capilar e reduzam a queda.

Gravidez

A queda de cabelo após o parto é comum devido às alterações hormonais e ao estresse. Durante a gravidez, a queda também pode ocorrer devido ao aumento do hormônio progesterona.

Anemia

Causa queda de cabelo devido à diminuição do fluxo sanguíneo e da falta de nutrientes. Adote uma dieta rica em ferro, como cereais e leguminosas.

COVID-19

É comum experimentar queda de cabelo devido ao eflúvio telógeno, uma condição reversível em que os fios entram prematuramente na fase de queda. Geralmente, não é necessário tratamento, pois o ciclo capilar normal se restabelecerá ao longo do tempo.

Alterações na tireóide

É importante consultar um endocrinologista caso a queda devido às alterações persista. O tratamento adequado para equilibrar os hormônios ajudam a resolver.

Depressão e ansiedade

Transtornos mentais podem levar à alopecia areata, uma condição em que ocorre a perda de cabelo em forma de manchas no couro cabeludo. O acompanhamento médico do tratamento é a melhor opção.

você pode gostar também
Deixe um comentário