Pare de gastar demais: domine a regra dos 3 antes do próximo supermercado
A lista destaca alguns dos nutrientes que não podem faltar na sua lista no momento das compras de alimentos.
A compra de alimentos pode ser um momento confuso para alguns consumidores, pois, além de se atentar a todos os itens desejados, há a preocupação em escolher lugares e produtos que ofereçam qualidade com um preço baixo. Existem diferentes maneiras de se programar para esse momento e, para ajudar, destacamos algumas dicas para a elaboração da sua lista de compras.
Organização de compra.
Para garantir a presença de todos os alimentos necessários na sua compra do mês, evitar grandes gastos e fazer escolhas mais saudáveis, você pode organizar a sua lista de acordo com os principais nutrientes. Confira a seguir quais são eles:
Carboidrato
Procure optar pelos itens de fontes integrais, pois eles podem ser a melhor escolha dentre o que está disponível no mercado. O principal motivo é que, além de oferecerem energia para o corpo, eles também são ricos em fibras. Você pode escolher quais são de sua preferência.
Imagem: Canva
Legumes e Vegetais
Ótimas fontes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais estão disponíveis. Na lista, eles podem ser divididos em três ou mais opções de cada um dos grupos. Pense em escolher cada um em uma coloração diferente, pois isso garantirá preparações coloridas e variadas.
Imagem: Canva
Cereais
Além dos alimentos já citados como ricos em fibras, os cereais, como a aveia, podem aumentar ainda mais o teor de fibra da sua dieta. Esses alimentos ajudam a manter o intestino em bom funcionamento.
Imagem: Canva
Proteínas
Fundamental para o desenvolvimento de músculos, esse macronutriente pode ser encontrado em alimentos como carnes, ovos, lentilhas e grão-de-bico.
Para garantir variedade ao longo dos dias, selecione pelo menos três alimentos ricos em proteína. No caso das carnes, prefira os cortes mais magros e opte por diferentes tipos: bovina, frango e peixes.
Imagem: Canva
Leites e derivados
Além de serem boas fontes de proteína, esses alimentos também oferecem ao corpo vitaminas e minerais importantes para a saúde óssea. Assim, inclua entre as opções: iogurte, queijo e leite.
Imagem: Canva