Os 7 principais sinais de ter um pai emocionalmente distante na infância
Se você se pega pensando a respeito da disponibilidade emocional do seu pai durante seu crescimento, alguns sinais podem ser reveladores para descobrir se ele foi indisponível emocionalmente!
Todos nós carregamos nossa infância conosco à medida que envelhecemos. Se você já se sentiu excluído enquanto amigos compartilhavam laços familiares com seus pais, pode ser que tenha tido um genitor emocionalmente indisponível.
Confira alguns sinais que podem ajudá-lo a entender seu passado e como ele molda seu presente.
Fonte: photoimages/CanvaPro
1. Dificuldade de demonstrar amor
Alguns pais podem não saber como expressar suas emoções de forma verbal ou física. Eles podem não possuir as habilidades de comunicação necessárias para expressar seu amor de maneira adequada.
2. Não demonstrar interesse em sua vida
Eles podem não possuir as habilidades ou conhecimentos necessários para se envolverem eficazmente na vida de seus filhos. Isso pode ser devido à falta de experiência, educação inadequada ou ausência de modelos parentais positivos.
Se os seus pais não demonstravam interesse genuíno em sua vida, você poderia se sentir como se estivesse falando com uma parede.
3. Evitavam conversas difíceis
Podem querer evitar conflitos ou confrontos com seus filhos, então, evitam tópicos que acreditam que possam levar a discussões ou desentendimentos, deixando questões emocionais sem respostas.
4. Não demonstraram disponibilidade
Você pode estar sobrecarregado com compromissos de trabalho, estudos ou outras atividades, o que te impede de passar tempo de qualidade com seus filhos. Pode ser que tenha estado presente fisicamente, mas emocionalmente ausente nos momentos em que mais precisavam de apoio.
5. Dificuldade em demonstrar vulnerabilidade
Assim, estão sempre buscando parecer fortes. Ou seja, não costumam demonstrar tristeza, raiva ou sensações ruins.
6. Resistência em serem empáticos
Pais que passaram por traumas ou experiências difíceis em suas próprias vidas podem ter dificuldade em lidar com suas emoções, o que torna mais desafiador para eles serem empáticos com as emoções de seus filhos. Acham difícil se colocar no lugar deles e entender seus sentimentos.
7. Foco sempre no negativo
Costumam-se concentrar no que está errado, em vez de celebrar o que está certo. Isso pode fazer com que você acabe se cobrando demais.
Reconhecer esses sinais é um passo para entender seu passado e navegar relacionamentos futuros. Lembre-se de que você não está sozinho e que seu passado não define seu valor ou capacidade de dar e receber amor. É uma jornada para o crescimento e autoaceitação.