Bronzeamento: maravilha para a pele, mas e para os cabelos?
A constante exposição aos raios UV pode ser prejudicial não só à nossa pele, mas também ao nosso cabelo.
Apesar do volume de informações disponíveis, muitas pessoas não reconhecem que certos hábitos podem ser prejudiciais à saúde, especialmente quando se trata da exposição ao sol. O Sol, vital para nossa existência, tem seus benefícios, mas também pode ser prejudicial em certos aspectos. Vamos entender se, e como, o Sol pode afetar a saúde dos cabelos.
O Sol prejudica os fios capilares?
De acordo com especialistas, o Sol, por si só, não é o vilão. O problema surge quando há uma exposição prolongada e constante aos seus raios, especialmente aos ultravioletas (UV). Assim como a pele corre o risco de desenvolver problemas devido à incidência excessiva de raios UV, o cabelo também pode sofrer danos.
Quais são os impactos da exposição solar nos cabelos? E por quê?
A exposição contínua aos raios solares leva à oxidação dos fios. A luz solar, ao incidir sobre as cutículas capilares, desencadeia uma reação química que degrada a estrutura do cabelo.
Esse processo afeta a queratina, proteína essencial para a integridade dos fios, e também oxida a melanina, liberando radicais livres.
Com o tempo, os efeitos dessa oxidação se tornam visíveis: os cabelos perdem o brilho, apresentam leve descoloração e se tornam mais frágeis. Isso pode resultar em fios quebradiços e uma queda capilar mais acentuada do que o normal.
Portanto, se a sua rotina envolve constante exposição solar, é essencial proteger os cabelos com produtos específicos, como protetores térmicos. Além disso, acessórios como chapéus e lenços podem ser grandes aliados. Caso contrário, modere a exposição: o sol, apesar de seus benefícios, pode causar danos se não for tratado com cautela.