Saiba de uma vez o que é a famosa cauterização capilar

É certo que, em algum momento, você precisará fazer a cauterização capilar.

Muita gente ouve falar, mas poucas pessoas já fizeram a cauterização. Apesar disso, esse é um procedimento importante para devolver massa capilar aos fios. Ela se perde ao longo do tempo de forma natural e, mais ainda, com química das colorações, escovas, modelações e alisamentos. Neste sentido, é preciso repará-los. Para fazer isto, saiba o que é cauterização capilar.

O que é e para que serve a cauterização capilar?

Trata-se de um tratamento dos fios que fornece queratina, o complexo de proteínas fundamental para a saúde dos cabelos.

A cauterização repõe a massa capilar constituída quase que inteiramente de queratina, prevenindo o cabelo contra o enfraquecimento e o ressecamento. Então, além da queratina, fornece hidratação e nutrição adicionais.

A cauterização se dá em qualquer tipo de cabelo. Se o cabelo está muito quebradiço, opaco e muito seco, de modo que a lavagem não resolve, então é hora de fazê-la.

É fundamental que o procedimento aconteça em salão com um profissional. Em casa, pode haver excesso de aplicação da queratina, o que provoca endurecimento do cabelo.

A seguir, saiba como acontece a cauterização, os cuidados e os efeitos.

Como se dá a cauterização?

O procedimento reúne as seguintes etapas:

  • Lavagem com xampu apropriado: O cabelo será lavado com um xampu antirresíduos para retirada da sujeira e abertura das cutículas;
  • Aplicação da queratina: é a aplicação do cauterizador, normalmente um condicionador hidratante muito potente, com queratina e nutrientes;
  • Aplicação de ferramentas térmicas: a etapa final inclui a realização de escova ou chapinha em todas as mechas, passadas em mais de uma mão.

Após o procedimento, é recomendada a lavagem no mínimo uma semana depois. A partir dela, hidratações semanais são ideais por um mês para manter os benefícios da cauterização até voltar ao cronograma de lavagem habitual.

Depois de um mês ou mais, é permitido fazer procedimentos químicos como colorações, modelações ou alisamentos. Os efeitos da cauterização dependem da reação do cabelo ao tratamento, durando de um a três meses.

Este é o intervalo apropriado para refazer o tratamento.

Agora que sabe bem como é a cauterização, previna-se e incorpore-a na sua rotina de cuidados capilares!

você pode gostar também
Deixe um comentário