O curso com maior taxa de desistência da USP! Você sabe qual é?

USP enfrenta alta evasão em cursos de exatas, ligada à desigualdade socioeconômica entre estudantes.

A Universidade de São Paulo (USP) enfrenta o desafio da evasão de alunos, que afeta especialmente os cursos de ciências exatas, como Matemática Aplicada e Computacional.

Embora a taxa geral de abandono na USP seja de 17,41%, inferior à média das universidades federais (39%), cursos de exatas apresentam as taxas mais elevadas de desistência.

A pesquisa mais recente da USP revelou que a questão da evasão está relacionada à disparidade socioeconômica entre os estudantes, indo além das barreiras acadêmicas tradicionais. Algumas descobertas importantes incluem:

Cursos além das ciências exatas

Apesar de os cursos de ciências exatas tenham altas taxas de desistência, outros cursos, como Gestão de Políticas Públicas e Filosofia, também enfrentam o problema. Isso levanta questões sobre as razões subjacentes à desistência, que vão além das dificuldades nas disciplinas exatas.

Desigualdade e desistência

Um achado significativo é a confirmação de que a desistência está correlacionada com a desigualdade entre os estudantes. Os perfis de alunos mais propensos a abandonar os cursos da USP incluem homens, indivíduos negros, de baixa renda e que ingressaram na universidade em idade mais avançada.

Esses mesmos perfis também são atraídos por cursos como Educomunicação, Letras e Pedagogia, que também têm taxas elevadas de evasão, exceto pelos cursos de exatas mencionados anteriormente.

Necessidade de Inclusão e Igualdade

A disparidade nas taxas de desistência entre diferentes cursos destaca a importância de compreender as complexas razões por trás da evasão dos estudantes e de trabalhar para criar um ambiente acadêmico mais inclusivo e igualitário.

Aqui estão os cursos com as maiores taxas de evasão na USP:

  1. Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional (IME) – 54%
  2. Bacharelado em Matemática Aplicada (IME) – 50%
  3. Matemática – Licenciatura – Noturno (IME) – 50%
  4. Física – Licenciatura – Noturno (IF) – 46,7%
  5. Bacharelado em Meteorologia (IAG) – 43,3%

Esses números destacam a necessidade de abordar as questões de desigualdade e criar um ambiente educacional mais inclusivo na USP.

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