Pesquisas indicam 3 coisas que podem melhorar a vida

Precisa dar um sentido para sua vida? Os estudiosos conseguiram encontrar 3 coisas que podem te ajudar com isso, confira.

0

Qual o significado e sentido da vida? Bom essa é uma pergunta que cedo ou tarde, acabamos refletindo em algum momento de nossas vidas. A resposta é muito individual, para cada pessoa tem um significado.

A vida é repleta de experiências únicas, uma jornada de aventura com muitos sentimentos, um caminho a ser percorrido, com muitos desafios, aprendizados e surpresas.

De acordo com um estudo de Costin e Vignoles, publicado pelo Journal of Personality, um senso de sentido na vida é baseado em:

Coerência : “Percepções de ordem… aplicadas a experiências auto-relacionadas”.
Propósito : “Ter um objetivo de vida abrangente que inclui e organiza outros objetivos”.
Importância existencial : “Uma avaliação de que a vida de alguém vale a pena ser vivida e importa em uma escala mais ampla.”

O estudo realizado foi dividido em três grupos com pessoas de idades e perfis diferentes. Onde foram coletadas informações sobre as representações mentais dos participantes sobre as caracteristicas familiar, nacionalidade, identidade religiosa, crenças socioeconômicas, crenças sobre o livre arbítrio e determinismo, crenças sobre a natureza humana, valores pessoais, valores morais e opiniões sobre ao aborto e à pena de morte.

Os resultados comprovaram que para trazer significado para a vida, deixa-la equilibrada é importante ter em mente esses três pontos: Coerência, Propósito e Importância Existencial.

E para ajudar, aqui estão algumas perguntas que podem ser feitas regularmente, refletidas em busca de uma noção de quão significativa está a sua vida no momento. Ela está se tornando mais ou menos significativa ao longo do tempo:

Coerência: Sua vida faz sentido? Existe clareza? As coisas são como “deveriam” ser? Os diferentes aspectos de sua vida se encaixam bem? Ou sua vida está confusa e fragmentada?

Importando: Você importa? Sua existência tem valor? Suas ações e sua vida como um todo fizeram uma diferença importante no mundo? Ou você acredita que o mundo realmente não faria diferença se você não existisse?

Propósito: Você tem uma visão clara do rumo para onde sua vida está indo? Você tem objetivos importantes na vida e está comprometido com eles? Ou você está vagando sem rumo, sem planos e objetivos futuros na vida?

A vida é curta, e devemos aproveitá-la o melhor que puder, devemos fazer o que amamos, e estar com as pessoas que amamos. A vida é preciosa, e não podemos desperdiçá-la. A vida é bela, e devemos apreciá-la.

Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More