O curso com maior taxa de desistência da USP! Você sabe qual é?
USP enfrenta alta evasão em cursos de exatas, ligada à desigualdade socioeconômica entre estudantes.
A Universidade de São Paulo (USP) enfrenta o desafio da evasão de alunos, que afeta especialmente os cursos de ciências exatas, como Matemática Aplicada e Computacional.
Embora a taxa geral de abandono na USP seja de 17,41%, inferior à média das universidades federais (39%), cursos de exatas apresentam as taxas mais elevadas de desistência.
A pesquisa mais recente da USP revelou que a questão da evasão está relacionada à disparidade socioeconômica entre os estudantes, indo além das barreiras acadêmicas tradicionais. Algumas descobertas importantes incluem:
Cursos além das ciências exatas
Apesar de os cursos de ciências exatas tenham altas taxas de desistência, outros cursos, como Gestão de Políticas Públicas e Filosofia, também enfrentam o problema. Isso levanta questões sobre as razões subjacentes à desistência, que vão além das dificuldades nas disciplinas exatas.
Desigualdade e desistência
Um achado significativo é a confirmação de que a desistência está correlacionada com a desigualdade entre os estudantes. Os perfis de alunos mais propensos a abandonar os cursos da USP incluem homens, indivíduos negros, de baixa renda e que ingressaram na universidade em idade mais avançada.
Esses mesmos perfis também são atraídos por cursos como Educomunicação, Letras e Pedagogia, que também têm taxas elevadas de evasão, exceto pelos cursos de exatas mencionados anteriormente.
Necessidade de Inclusão e Igualdade
A disparidade nas taxas de desistência entre diferentes cursos destaca a importância de compreender as complexas razões por trás da evasão dos estudantes e de trabalhar para criar um ambiente acadêmico mais inclusivo e igualitário.
Aqui estão os cursos com as maiores taxas de evasão na USP:
- Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional (IME) – 54%
- Bacharelado em Matemática Aplicada (IME) – 50%
- Matemática – Licenciatura – Noturno (IME) – 50%
- Física – Licenciatura – Noturno (IF) – 46,7%
- Bacharelado em Meteorologia (IAG) – 43,3%
Esses números destacam a necessidade de abordar as questões de desigualdade e criar um ambiente educacional mais inclusivo na USP.