Navalha: mocinha ou vilã?

Entenda sobre as indicações do uso da navalha para cortar os fios, bem como as contraindicações para obter os melhores resultados.

Olá, olá! Você, com certeza, já deve ter ouvido falar em algum que cortou os cabelos com navalha, não é verdade? Isso se, você mesma, já não tiver usado a técnica para desfiar os fios!

Instrumento muito utilizado por profissionais que querem obter cortes com resultados mais desconexos, ainda gera certa controvérsia sobre seu uso sendo, ao mesmo tempo, amada e odiada por muitos! Alvo de preconceito por clientes e cabeleireiro, a navalhete, como também é conhecida, tem suas vantagens e desvantagens.

Navalha x tesoura

A navalha corta os cabelos em camadas, engrossando as pontas e tirando volume. Por isso, dá melhor caimento ao corte, além de mais movimento, emoldurando o rosto. O instrumento é ótimo para franjas, cortes desiguais e desfiados.
Também é mais indicado que a tesoura para quem quer tirar volume, pois, consegue três vezes mais resultado.

Mas, isso não significa que você precisa aposentar de vez a tesoura comum. Unir os dois equipamentos é a aposta certa na hora de mudar o visual. Aliás, é uma boa pedida para quem tem o cabelo mais volumoso e quer um corte mais leve. Juntas, as duas ferramentas podem proporcionar um look geométrico, sem pesar as madeixas e deixa-las sem forma definida.

Vantagens do corte com navalha

A primeira grande vantagem de cortar um cabelo com o instrumento é a rapidez que ele permite em conseguir o efeito desfiado com pontas mais leves e, ao mesmo tempo, balanço aos fios. Além disso, é de fácil utilização e, ao contrário do que muitos pensam, não causa danos às madeixas.Portanto, é importante desconstruir esse mito. Atualmente, o profissional tem, à sua disposição, diversos modelos para escolher, basta conhecê-los.

Cortando os cabelos com navalha

A perícia do profissional o mostra, também, que ele jamais deve usar uma lâmina cega. Aí, sim, causará danos aos cabelos da cliente, pois, ao invés de cortar, vai rasgar a fibra, deixando as mechas com aquele aspecto quebrado que todas temem.

As desvantagens

A desvantagem do desfiado é que, nesse corte, é maior incidência de pontas duplas. Isso acontece porque, ao ser desfiado, o efeito é o mesmo de como se tivesse sido descascado, o que provoca o nascimento de uma ponta a mais no final. Mas, o retoque pode evitar esse problema.

Normalmente, os cabelos desfiados precisam de manutenção mínima de dois meses para refazer o corte. Se a manutenção for feita dentro deste tempo, as tais pontas duplas não aparecerão, pois, o intervalo não é suficiente para isso.

Porém, caso a visita ao salão demorar mais tempo, aí, sim, as pontas duplas poderão surgir. Outra forma de evitar o problema é aplicada ainda durante ao corte, por meio do uso de modelos elétricos que esquentam a lâmina e, por isso, cauterizam as pontas.

Desconstruindo mitos

Algumas clientes e hair stylists acreditam que o corte com a lâmina pode deixar os cabelos mais ralos. Essa impressão se dá pelo motivo de que a navalha retira metade da massa capilar do fio.

Aí, mais um motivo para que o profissional seja bem qualidade, pois, a intensidade do corte deve ser dosada pelo profissional, levando em consideração a textura e o corte desejado. Sendo assim, o uso da navalha deve ser evitado em cabelos finos e sensibilizados, ou, pelo menos, feito com mais cautela.

Indicações e contraindicações

Nesse tipo ondulado de cabelo, o efeito desfiado só vai aparecer quando as madeixas estiverem escovadas. Então, o profissional deve passar essa informação à cliente antes do corte para evitar frustrações.

Navalha e tesoura

Além disso, os cabelos ondulados são mais finos, ou seja, há ressalvas quanto ao corte com navalha. O uso indevido do instrumento pode trazer o efeito contrário do que a usuária deseja.

No lugar de tirar, pode dar mais volume, pois, com a retirada de parte da massa capilar, o cabelo vai ficar mais leve. O mesmo problema não acontece com as cabeleiras grossas, como os orientais e indígenas. Estas podem abusar do uso da navalha, que oferece leveza e balanço aos fios mais pesados.

Até porque, nesse tipo de cabelo, que é liso por natureza, os desfiados aparecem com maior facilidade. Aliás, o corte com navalha foi inventando, justamente, pelos orientais.

Dica

Quando for ao cabeleireiro pedir o corte com navalha, peça ao profissional que o faça com os cabelos ainda secos. Dessa forma, será possível ver o resultado instantaneamente. Para os cabelos cacheados, inclusive, essa é a técnica mais indicada para o corte, pois, há diferença de tamanho quando estão secos e molhados.

você pode gostar também
Deixe um comentário