Limão nos cabelos? Pode isso? Faz bem? Descubra agora!
Ele é indicado para várias finalidades, mas será que pode danificar seus fios? Entenda tudo aqui!!
Quando a vida te der limões, passe nos cabelos! Será? Existem diversas indicações de tratamentos caseiros com limão, entenda agora se eles funcionam e como você pode aplicar a fruta nos fios!
Circulam na internet receitas caseiras com limão para tirar a caspa, para clarear os fios, hidratar, alisar, acidificar os cabelos… Agora vamos esclarecer, de uma vez por todas o que é mito e o que é verdade, com detalhes e a explicação científica por trás de cada afirmação destas.
Faz mal para os cabelos e para o couro cabeludo aplicar limão?
Sim! Faz mal. Você não deve aplicar limão na sua cabeça, pois não é seguro. Você já deve ter reparado que o limão queima a sua pele, se você derruba o suco e sai ao sol, certo? Isso acontece porque esta fruta possui uma substância que irrita a nossa pele, além de ser muito ácido. O mesmo pode ocorrer no couro cabeludo.
Outro ponto importante é que a fruta irá ampliar o risco de danos ao fio causado pelo sol, como ressecamento, quebra e perda da elasticidade.
Limão ajuda no combate à caspa?
Não. A caspa é uma inflamação no couro cabeludo. O limão apenas irá irritar ainda mais a região, podendo agravar ainda mais o problema.
Existe hidratação com limão?
Novamente este é um mito. A fruta não tem poder hidratante e, estando em contato com o sol, pode aumentar o ressecamento dos fios.
É possível alisar os cabelos com limão?
Na internet circula uma receita de alisamento à base de leite de coco e limão, no entanto, ela não tem nenhum embasamento.
Os cabelos ficam mais claros com o limão?
Sim! Este é um dos poucos pontos verdadeiros. A fruta realmente ajuda a clarear os fios. Para isso, basta misturar o suco de dois limões a um pouco de água, aplicar com um borrifador nas madeixas e depois expor os fios ao sol. A promessa é fios naturalmente mais claros e saudáveis. No entanto, é preciso lembrar que a fruta pode ressecar os fios.
Além disso, dermatologistas alertam para o perigo do contato do limão com a pele ou com o couro cabeludo. Isso pode causa queimaduras e manchas difíceis de sair. Será que vale o risco?
A conclusão é que o melhor mesmo é aproveitar o limão nos sucos e caipirinhas enquanto fazemos os cabelos com os produtos tradicionais.