Geração do desapego: jovens não querem mais acumular bens em sua vida.
O desapego material cresce entre jovens.
Geração do Desapego: Nos Estados Unidos, surpreendentemente, a quantidade de habitantes que optam por residências alugadas aumentou consideravelmente. Em um país conhecido pelo desejo de possuir bens individuais, cerca de 34% dos jovens adultos declaram que ter propriedade própria não está entre suas principais prioridades.
No Brasil, a crescente demanda por transporte resultou em um aumento significativo de motoristas de aplicativo, que dobrou desde 2018, atingindo quase 6 milhões de profissionais. Somente na Uber, há mais de 30 milhões de motoristas cadastrados.
Diante desses dados, surge a questão: por que a juventude atual tem demonstrado menos interesse em possuir bens tangíveis?
Por que essa transformação?
Ao que tudo indica, a razão mais relevante para essa mudança geracional pode ser encontrada no bolso e responde pelo nome de smartphone. Ou seja, o acesso a qualquer livro, música, comida, transporte ou até mesmo ao trabalho está a apenas um clique.
Então, chegou o momento dos:
-
Streaming, ao invés de CDs ou DVDs de músicas ou filmes;
-
Programas de moradias temporárias, como o Airbnb, em vez de adquirir a casa própria.
-
Aplicativos de transporte em substituição ao veículo próprio.
Em outras palavras, o uso por necessidade em troca de possuir algo para si mesmo tornou-se uma tendência entre aqueles nascidos na era tecnológica, precisamente entre 1996 e 2012.
Quais são os novos valores?
Dentro da definição da geração do desapego, pode-se elaborar uma divisão baseada em variadas razões para desfrutar, em vez de possuir. Isto é:
-
Empreender;
-
Transformar o significado de sucesso;
-
Preze por vivências e não pela aquisição de bens.
Observa-se que os adolescentes e jovens da era digital possuem uma postura completamente diferente se comparados aos próprios pais, que preferiam escolher caminhos mais sólidos e confiáveis.
Por que a Geração Z está mais desapegada? Será que talvez, por medo de cair na rotina? Ou até mesmo de acharem que não terão tanto oportunidade de conquistar as coisas em um período mais curto. Fica a dúvida!