Esses sintomas pode indicar que você tem Diabetes
Diabetes é uma das doenças mais diagnosticadas no mundo e nem sempre ela é silenciosa. Ela possui sintomas que podem indicar sua presença no organismo, confira quais são.
Quanto mais cedo você descobrir, melhor será conviver com essa doença que assombra milhares de pessoas no mundo. Sim, estamos falando da Diabetes.
A Diabetes é uma doença crônica que surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não usa corretamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio necessário para que o açúcar (glicose) possa entrar nas células, para produzir energia.
A diabetes pode afetar pessoas de qualquer idade, raça ou etnia. No Brasil, a estimativa é que existam, pelo menos, 13 milhões de pessoas que sofrem com a doença, e a cada ano esse número aumenta em 5%. A boa notícia é que ela pode ser controlada e, com isso, evitar complicações.
Alguns sintomas surgem quando a doença faz parte do nosso organismo, mas nem todo mundo percebe. Por isso, é importante ficar atento para identificar a presença da doença.
Os principais sintomas da diabetes são:
Erupções na pele
Muitos diabéticos tendem a notar pequenas lesões redondas ou ovais na parte inferior das pernas e braços. Elas são chamadas de “ítines”, e são causadas pela má circulação sanguínea.
Infecções frequentes
Diabéticos têm mais propensão a contrair infecções, principalmente nas gengivas, bexiga, urina e pele.
Cansaço excessivo
O diabetes pode causar uma sensação de cansaço constante, que não melhora mesmo após o repouso.
Visão embaçada
Outro sintoma frequente da diabetes é a visão embaçada. A doença causa aumento da quantidade de açúcar no sangue, o que pode afetar a quantidade de líquido nos tecidos do corpo, inclusive no cristalino, lente natural do olho.
Fome constante
Quem tem diabetes pode sentir fome o tempo todo, porque o açúcar não consegue entrar nas células para fornecer energia.
Perda de peso repentina
A perda de peso repentina é um outro sintoma da diabetes, e pode ser causada pela fome constante ou pelo excesso de urina.
Urinar com frequencia
Quem tem diabetes também urina com mais frequência, porque o açúcar eleva a quantidade de líquido na urina.
Feridas que não cicatrizam
As feridas que não cicatrizam também podem ser um sinal da doença, por causa da má circulação.
Quando a doença não é tratada, ela pode causar complicações como:
- Doenças cardíacas;
- AVC;
- Insuficiência renal;
- Cegueira.
Por isso, é importante fazer exames de rotina e procurar um médico logo que perceber algum dos sintomas. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na prevenção de complicações.