Espinhas nas costas: fuja do problema e tenha uma pele saudável
Saiba as causas, os tratamentos e conheça todas as dicas para prevenir as espinhas nas costas. Você merece ter uma pele saudável como de um bebê!
As espinhas nas costas, também conhecidas como bacne, são pequenas inflamações que afetam a autoestima e podem ser causadas por excesso de oleosidade, alterações hormonais, estresse e exposição ao sol. Mas o que fazer para tratar e prevenir essas temidas espinhas nas costas?
As causas por trás do surgimento de espinhas nas costas
As espinhas nas costas são causadas principalmente pelo excesso de oleosidade na região, que pode ser desencadeado por alterações hormonais como o período da puberdade ou gestacional, estresse e exposição ao sol excessiva, gerando a acne solar.
Tratamento para acabar com as espinhas nas costas
O tratamento para eliminar espinhas nas costas é bem similar ao tratamento para acne no rosto. Seguir uma rotina de cuidados adequada para o seu tipo de pele, usar um sabonete com ativos que controlem a oleosidade, como o ácido salicílico, e aplicar alguma pomada secativa são práticas bem-vindas. Antes de qualquer tratamento, é muito importante consultar seu dermatologista para avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado.
Tratamento para marca de espinha nas costas
Se as espinhas nas costas deixaram marcas quando foram embora, é possível tratar as manchas com esfoliação da pele uma vez por semana, uso de produtos clareadores na região afetada, aplicação de protetor solar diariamente no corpo todo e tratamentos mais profundos, como o peeling químico e físico.
Algumas dicas simples podem ajudar a prevenir o surgimento de espinhas nas costas:
-
Evite banhos quentes, optando por água fria ou morna;
-
Use roupas confortáveis, leves e de tecidos naturais, que permitem que a pele respire;
-
Mantenha uma dieta equilibrada, rica em verduras e legumes, e modere o consumo de alimentos que contribuem para processos inflamatórios, como frituras, açúcares e laticínios;
-
Use produtos oil-free, como dermocosméticos em gel ou com toque seco;
-
Aplique protetor solar por todo o corpo diariamente para proteger a pele do sol.
É importante também evitar espremer ou cutucar as espinhas, para evitar infecções, manchas e cicatrizes.
As espinhas nas costas são comuns e podem afetar a autoestima de quem sofre com elas. No entanto, com uma rotina de cuidados adequada e prevenção, é possível tratar e prevenir o surgimento das espinhas nas costas, melhorando a saúde e a aparência da pele. Lembre-se sempre de consultar um dermatologista para avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado para o seu tipo de pele.