É sério isso? Drinks de insetos são a nova febre em Tóquio!

O costume está se popularizando na capital japonesa e é defendido por especialistas. Mas e você, gostaria de provar?

A culinária japonesa é bem diferente daquela com a qual estamos acostumados no Ocidente. No entanto, grande parte de seus pratos típicos já faz parte do nosso dia a dia, sendo um dos mais apreciados por aqui.

No entanto, alguns costumes ainda nos causam estranheza. Esse pode ser o caso da nova moda que está tomando conta dos restaurantes de Tóquio: drinques de insetos.

Foto: Reprodução

Entomofagia

Apesar de parecer uma combinação inusitada para muitos, inserir insetos em bebidas e comidas é uma prática comum para algumas pessoas. Existem vários adeptos da entomofagia (ato de comer insetos) que defendem essa prática como muito interessante.

Takumi Yamamoto, um trabalhador da prefeitura ocidental de Hyogo, de 26 anos, é um desses entusiastas. Ele conta que optou por comer um almoço especial de curry e sashimi regado com cidra de inseto d’água, durante suas férias em Tóquio.

“É divertido escolher entre uma variedade maior de pratos”, disse Yamamoto no aconchegante café do segundo andar, cercado por arte de insetos e terrários de besouros, formigas e baratas.

“Tudo estava gostoso. Em particular, a sidra de inseto d’água era bastante refrescante e deliciosa, como uma maçã verde.”

O jovem relata que, desde criança, já apreciava comer gafanhotos regados a molho de soja. Quando visitou a capital japonesa, aproveitou a oportunidade para se deliciar no café Take-Noko, que oferece diversas opções de pratos na culinária com insetos.

Sustentabilidade

A entomofagia já existia há muito tempo, especialmente em países como o Japão. No entanto, ela começou a ser levada ainda mais a sério globalmente depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a considerar os insetos como uma fonte de proteína alimentar mais sustentável.

Afinal, a população global vem crescendo, elevando a demanda por alimentos. Tanto que a população estimada para 2050 é de 9,7 bilhões de pessoas.

O impacto da indústria pecuária nas mudanças climáticas, juntamente com os problemas de segurança alimentar devido ao clima extremo e aos conflitos, também aumenta o interesse pela nutrição econômica e de alta qualidade fornecida pelos insetos.

Diante desse cenário, a indústria alimentícia está se reinventando e buscando cada vez mais os insetos como fonte alternativa de proteína. Empresas como a marca de panificação Pasco já comercializaram bolos e lanches feitos com farinha de grilo, por exemplo. Você comeria algum desses alimentos ou tomaria um gole do drinque?

você pode gostar também
Deixe um comentário