É possível reverter o cabelo grisalho para sua cor original?

De acordo com um estudo publicado recentemente na revista eLife, aparecimento de fios brancos pode estar associado ao estresse psicológico.

0

Existe um consenso social de que um dos primeiros sinais de envelhecimento está na mudança de coloração dos cabelos, que passam a se tornar grisalhos antes de ficarem completamente brancos.

Mesmo sendo uma mudança natural e intrínseca ao nosso corpo, muitas pessoas buscam reverter esse efeito e passam a investir em produtos que retardam o aparecimento dos fios brancos em meio aqueles ainda com cor.

Mas seria possível recuperar a cor original do cabelo de forma espontânea e natural? 

De acordo com um estudo publicado recentemente na revista eLife,  o aparecimento de cabelos grisalhos pode estar associado ao estresse psicológico. Para chegar a essa conclusão, foi feita uma pesquisa com pessoas de diversas idades, etnias e gêneros.

Ao analisar o processo de envelhecimento dos indivíduos, descobriu-se que o bem-estar mental influencia no surgimento de cabelos brancos. Ou seja, a presença de fios sem cor são intensificados durante os períodos de maior estresse da nossa vida.

Nem todos os fios de cabelos se tornam grisalhos de uma só vez. Dessa forma, os cientistas puderam concluir que é possível medir o tempo de envelhecimento de um cabelo ao verificar sua padronagem de coloração. Ou seja, saber a partir de que momento o envelhecimento dos fios de fato começou.

Em 10 dos 14 voluntários participantes do estudo, dos quais tinham até 39 anos, percebeu-se que alguns fios de cabelo grisalhos recuperaram a cor, sobretudo após longos períodos sem estresse emocional.

Boa parte da população começa a perceber os primeiros fios grisalhos por volta dos 30 anos de idade. Nesta fase, quando o processo de envelhecimento está dando seus primeiros passos, as chances de desacelerar o branqueamento dos fios é maior se adotado um estilo de vida menos à flor da pele.

Veja também: Como acelerar o crescimento do cabelo? Fuja de fórmulas milagrosas

você pode gostar também
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More