Cuidado com os fios do cabelo que podem prevenir a calvície! Saiba como
Esse é um problema que atinge também a população feminina.
Na população feminina a calvície nunca foi algo presente, porém essa realidade vem mudando. Como, por exemplo, o aumento nos casos de alopecia androgenética. Esse artigo trata de aspectos importantes para evitar esse problema que afeta a autoestima feminina. Alguns cuidados para prevenir a calvície são essenciais. Confira!
Leia mais: Esses ingredientes do shampoo podem ser nocivos ao seu cabelo
Os cuidados com a calvície devem começar antes de perceber os sinais!
A primeira causa que imaginamos para a calvície são os fatores genéticos. Porém, existem outros como, por exemplo, o estresse, falta de nutrientes, inflamação crônica e os distúrbios hormonais.
No período menstrual as mulheres podem apresentar maior descontrole dos hormônios. Além disso, outras comorbidades com síndrome dos ovários policísticos são fatores que influenciam na queda intensa de cabelo.
Os especialistas explicam que o hormônio DHT é um dos responsáveis pela calvície. Ele é decorrente da testosterona, nos homens, e da androstenediona, nas mulheres. Ele age no folículo capilar, deixando os fios mais finos e fracos.
Não existe um período específico para avaliar a calvície, pois ela se desenvolve de forma lenta, progressivamente. Ou seja, as pessoas não costumam perceber.
Entretanto, existem alguns sinais possíveis de serem identificados que são alerta para complicações futuras. Outro ponto importante é o histórico familiar que exige maior atenção. O diagnóstico precoce é fundamental para o início do tratamento.
Por conta desses motivos já mencionados, medidas caseiras acabam sendo uma opção perigosa quando envolve os cuidados com os cabelos e a manutenção da calvície. Além disso, eles não são comprovados cientificamente.
Tendo todos esses aspectos em mente, listamos algumas medidas caseiras apontadas para o cuidado com os cabelos.
Vitaminas e suplementos
É sabido que existem vitaminas fundamentais para o desenvolvimento, porém ela não funciona de forma isolada. A construção de hábitos saudáveis é primordial.
Alimentação
Além de uma boa alimentação com alimentos saudáveis, é importante observar a saúde do seu intestino. Isso porque permite a absorção correta das vitaminas e minerais.
Óleo de coco
Você deve entender se o óleo de coco é apropriado para o seu cabelo. Ele é um ótimo hidratante, porém não é indicado para todos os tipos de cabelo.
Se você tem alguma suspeita que seu cabelo possa estar com problemas de queda, o importante é procurar um especialista. Além disso, ter paciência, pois é um processo longo que exige disciplina.