Como você reage em situações de desrespeito? Saiba qual a melhor maneira!
Não existe uma fórmula mágica, mas, colocando algumas atitudes em prática, você saberá como lidar com situações que afetam o seu emocional.
A nossa reação ao perceber que alguém está nos tratando mal pode ser diferente, a depender da situação. Podemos reagir de forma racional, permitir ser afetado ou transmitir raiva e agressividade.
Nesse contexto, existem atitudes que devem ser tomadas pensando em nós mesmos. Momentos que geram desgastes emocionais não são fáceis de lidar, pois influenciam diretamente o nosso cérebro. Acompanhe a leitura e saiba como lidar com situações desrespeitosas.
Leia mais: As 10 maneiras de escapar da realidade para ter uma rotina mais leve
Saber como reagir em situações de desconforto é importante para a vida!
Nos momentos em que nos sentimos ameaçados ou desrespeitados, algumas regiões específicas do nosso cérebro são ativadas. Dentre elas, o córtex pré-frontal e o cingulado anterior. Essas áreas são responsáveis pelos impulsos de sobrevivência, ou seja, podem gerar momentos de raiva ou fuga.
Por esse motivo, é importante ter o controle emocional das situações para que nem a agressividade, nem o medo nos controle. Dessa forma, deixamos aqui 5 propostas de permissões que você pode utilizar quando alguém te desrespeitar.
1. Saiba o seu valor!
Não deixe que ninguém ultrapasse os seus limites. Não se deixe ser humilhado ou agredido com palavras. Quando alguém nos trata mal, faz isso cruzando os limites do que é permitido. Se alguém tentar ferir a sua autoestima, ignore e desconsidere. Ninguém é capaz de definir o nosso valor.
2. Permita-se não querer ouvir insultos
Saiba impor limites no que você está disposto a ouvir e no que não está. Se for demais para você, não deixe de reagir. Não permita que ninguém o machuque.
3. Controle o seu emocional
Ao se sentir menosprezado, saiba que agir de forma racional é a melhor opção, então pare e pense um pouco. Muitas vezes a reação agressiva será prejudicial a você mesmo.
4. Tire da sua vida quem não te valoriza
Ninguém que te diminua ou trate mal merece o seu tempo e dedicação. Deixar pessoas com esse comportamento saírem da sua vida contribuirá para a sua saúde mental.
5. Erga a cabeça e siga em frente
Quando o desapontamento e a decepção vem de pessoas próximas, isso acaba nos afetando de forma ainda mais significativa. Respeite o seu tempo para curar a ferida que isso lhe causou, mas saiba que é importante seguir adiante.