Como usar o condicionador para ficar com o cabelo perfeito e hidratado
O condicionador pode ser um grande aliado para deixar os fios mais hidratados e sedosos, porém, se for usado da forma errada, pode causar estragos nos fios. Aprenda tudo isso agora!
Lavar os fios é o procedimento mais frequente em nossa rotina de cuidados com os cabelos. O shampoo e o condicionador são os primeiros cosméticos que escolhemos para tratá-los. E isso não é à toa. Eles lavam, tratam e condicionam o cabelo.
Mas, será que você realmente sabe como usar o condicionador da forma correta? Veja como escolher o seu e os erros que deve evitar no dia a dia.
Como usar o condicionador sem erros
O uso correto do condicionador não começa no chuveiro, na verdade, a primeira coisa a se fazer é escolher o produto correto. Ele deve ser exatamente para o seu tipo de cabelo, quanto mais específico, melhor. Por exemplo, você pode optar por cosméticos para fios cacheados, que costumam ser mais secos e precisam de mais hidratação, com os produtos corretos esses problemas podem ser resolvidos ou minimizados.
Além disso, é fundamental combinar os produtos da mesma linha, afinal, eles são feitos com ativos que irão agir de forma complementar, para atingir os objetivos para os quais foram desenvolvidos.
Durante a lavagem, o primeiro passo é o uso correto do shampoo. O ideal é aplica-lo na ponta dos dedos e, então, massagear o couro cabeludo com eles. Não friccione os fios, pois isso poderá quebra-los. Enxágue bem, repita o procedimento caso julgue necessário. Retire o excesso de água com uma toalha ou chacoalhando os fios.
Em seguida, aplique o condicionador massageando o comprimento e as pontas. Se quer saber como usar o condicionador, deve saber que o indicado é que ele seja aplicado apenas abaixo da altura das orelhas, sem que encoste na raiz. Isso evitará a oleosidade próximo ao couro cabeludo.
A raiz dos cabelos já é naturalmente hidratada, pois recebe a oleosidade do couro cabeludo. Por isso, ainda que seus fios sejam secos, jamais aplique o creme no comprimento total.
Faça massagens mecha a mecha, coloque uma parte dos cabelos na palma da mão, na altura da orelha, feche-a e deslize para baixo. Assim irá fechar as escamas. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem do produto e, em seguida, enxágue bem.
Deixe que a água escorra pelos fios até todo o condicionador ter sido removido, pois se o produto ficar nos fios eles ficarão opacos, pesados e secos. Lembre-se que o condicionador foi feito para ser enxaguado e não deve ficar nos cabelos.
É importante destacar que o condicionador forma uma película protetora no fio, protegendo-o contra desidratação e também de possíveis danos causados por agente nocivos, como a poluição, por exemplo. Além disso, esse produto é o responsável pela maciez dos cabelos, deixando-os mais fáceis de pentear, mais brilhosos e menos propensos à quebra e às pontas duplas.
Engana-se quem pensa que o condicionador é necessário apenas para quem tem o cabelo ressecado. Todos os cabelos, mesmo os oleosos, precisam receber o produto depois do shampoo, especialmente após o uso de um altamente adstringente, como o antirresíduos.
E, lembre-se, caso seus fios estejam danificados, ressecados ou necessitando de outro tratamento, invista também em uma máscara que completará o ritual de cuidados.