Como transformar um simples molho de tomate em uma delícia gourmet

Poucos poderiam imaginar tal componente inesperado em um molho de tomate italiano autêntico.

Em busca de um molho de tomate com um sabor diferenciado? Você pode se inspirar tanto na culinária asiática quanto na italiana. Embora a primeira coisa que nos venha à mente ao pensar em molho de tomate não sejam ingredientes do Sudeste Asiático, você ficará surpreso com o potencial do molho de peixe.

Muitos chefs têm suas próprias versões de molho de tomate. Alguns preferem simplesmente fritar o tomate em azeite de oliva de alta qualidade, enquanto outros adicionam cebola, alho ou alho-poró para intensificar o sabor. Mas o que realmente pode transformar a sua receita é a introdução de um toque umami – e é aqui que o molho de peixe entra.

Com origens profundas na culinária tailandesa, o molho de peixe é um condimento robusto, repleto de sabor umami. Não é necessário muito para transformar um molho de tomate simples em algo extraordinário.

Receita para um molho de tomate gourmet

Comece com uma colher de sopa por quilo de tomate e ajuste de acordo com suas preferências. Dependendo da marca escolhida, a intensidade do sabor pode variar. A incorporação é simples: misture o molho de peixe aos tomates e deixe cozinhar em fogo baixo.

Mas, como um ingrediente tão distintamente asiático se encaixa em uma receita italiana? A resposta está na tradição italiana. A “colatura di alici”, uma essência de anchova originária da Campania, é semelhante em conceito e sabor. Este condimento fermentado sugere que a ideia de usar molho de peixe em molho de tomate não é tão inusitada quanto parece.

Ao optar por esta inovação, é essencial garantir que seus convidados não tenham alergias a frutos do mar, pois o molho de peixe tornará o molho impróprio para veganos e pessoas alérgicas.

Mas o que faz o molho de peixe ter esse sabor tão marcante? A resposta está na sua produção ancestral. Peixes como anchovas ou krill são fermentados com sal por vários meses. O líquido resultante é depois filtrado e envelhecido, resultando em um sabor intenso.

você pode gostar também
Deixe um comentário