Como pintar o cabelo com anilina – dicas e passo a passo

Aprenda a colorir seus cabelos com cores fantasia usando esse material super barato, além de saber qual utilizar e como não danificar seus cabelos.

0

A moda dos cabelos fantasia, definitivamente, veio para ficar! Fios com cores vibrantes têm dominado a cabeça de mulheres de todas as idades, dando a elas um ar despojado, irreverente e criativo.

Acontece que, nem sempre, as cores desejadas são encontradas em tinturas convencionais. Por isso, um material muito barato e bastante conhecido tem sido usado como alternativa para inovar a coloração das madeixas: a anilina!

Cabelo com tonalizante

Presente em receitas de bolos, doces, além da coloração de artesanatos, a anilina pode ser usada tanto no cabelo todo quanto em pequenas mechas. A grande vantagem é que o produto sai com lavagens semanais, permitindo que você mude sempre o seu visual.

Mas, afinal, como pintar o cabelo com anilina? Posso usar aquela que compro para fazer bolo? E anilina estraga o cabelo? Vamos responder a todas essas perguntas a partir de agora, dando dicas e o passo a passo de como usar o produto para renovar suas madeixas!

O que é anilina?

O nome científico da anilina é fenilamina ou aminobenzeno. Com um cheiro desagradável bem característico, normalmente, se apresenta sob a forma líquida. A anilina pode ser usada para diversas coisas, como fabricação de corantes.

Assim, ela é aplicada a composição de vários produtos, como estabilizadores, pinturas sintéticas, espuma de poliuretano e corantes. Por isso, está tão presente em receitas de glacê, massas de bolo, biscoitos, coberturas e chocolate.

Qual tipo de anilina devo usar?

Existem dois tipos de anilina – a comestível e a usada para pintura de madeira, por exemplo. De maneira alguma você deve usar a comestível para pintar seus cabelos pois, sua composição provoca o aparecimento de fungos em seu couro cabeludo!

Por isso, opte pelo material utilizado em carpintarias, por exemplo, que pode ser diluído em álcool. Como você não vai usar quantidades muito grandes, o produto não vai danificar seus cabelos, inclusive, se seguir com os rituais de hidratação.

Passo a passo de como pintar o cabelo com anilina

A tintura com anilina é muito fácil mas, antes de aplicar, é importante que seu cabelo esteja descolorido para que o resultado saia conforme o esperado. Se os fios estiverem tingidos ou com o tom natural, é possível que a tintura manche as madeixas.

Para pintar seus cabelos com anilina, você vai precisar de:

  • anilina em pó à base de álcool (meia colher de café)
  • álcool líquido
  • creme para pentear ou de hidratação branco (para não influenciar na cor)
  • recipiente plástico
  • luvas de silicone
  • pincel

Antes de começar, procure proteger sua roupa e pele do rosto pois, a anilina mancha bastante! Se preferir, forre o chão e o local onde fizer a aplicação com jornal ou papel toalha. Agora, vamos ao passo a passo!

  1. coloque uma pequena quantidade da anilina no pote.
  2. dilua em meia colher (chá) de álcool e misture até ficar bem uniforme
  3. acrescente o creme para pentear e misture até ficar homogêneo
  4. separe os cabelos em mechas, desembaraçando os fios
  5. espalhe o produto nas mechas com a ajuda do pincel
  6. deixe agir por 30 minutos, lavando normalmente após esse tempo

Se, por acidente, a anilina manchar sua pele, basta passar um pouco de álcool com a ajuda de um maço de algodão. O efeito tonalizante dura, em média, 15 dias e vai saindo aos poucos durante as lavagens.

Onde comprar anilina?

A anilina de madeira pode ser encontrada em lojas de materiais para artesanato, sites da internet ou armarinhos. Como o custo é barato (cerca de R$ 3,00), você pode comprar cores diferentes e, inclusive, fazer testes entre elas para conseguir efeitos variados.

Anilina estraga o cabelo?

A anilina, em si, não estraga o cabelo. O que acontece é que, antes de aplicar, é necessário que os fios estejam descoloridos para garantir o efeito da cor. Esse processo, sim, fragiliza as madeixas e pede bastante nutrição e hidratação.

Veja também: Como descolorir o cabelo em casa passo a passo

Porém, a aplicação da anilina não danifica os cabelos, principalmente, se mantiver a rotina de cuidados especiais para fios tingidos. Vale lembrar que, à medida em que for lavando os cabelos, a cor vai saindo e você precisará aplicar novamente.

Dicas importantes

Viu como pintar o cabelo com anilina é super fácil? Mas, damos algumas dicas muito importantes para que suas madeixas fiquem lindas, como você deseja.

  • não compre anilina líquida para evitar problemas com a cor
  • faça testes com as cores antes de aplicar nos cabelos
  • o rosa e vermelho são as cores mais difíceis de sair
  • shampoo anti resíduo não tira anilina, apenas desbota
  • o único procedimento que consegue tirar a anilina é o soap cap, um tipo de limpeza forte
  • cuidado com as cores! O azul tende a ficar verde (use azul celeste para conseguir a cor desejada); o verde tende a ficar amarelo; o vermelho em pouca quantidade pode ficar laranja ou rosa; o roxo pede um pouco de tom azul na mistura

A questão das cores é muito importante pois, assim como nas tinturas, o efeito pode não ficar como o desejado. Por isso, é imprescindível que os fios estejam descoloridos e que você faça um teste de mechas antes de aplicar definitivamente.

Como pintar o cabelo com anilina – dicas e passo a passo
4.5 (90%) 4 votes

você pode gostar também