Como está o seu sistema hormonal? Saiba as consequências dos níveis baixos de serotonina

Impulsos alimentares podem influenciar a redução de determinados hormônios.

O sistema hormonal do nosso organismo interfere em muitos aspectos, dentre eles os neurológicos. Através da serotonina, há a comunicação entre as células, ou seja, ela permite que os sinais passem de um neurônio para o outro.

Além de ser responsável pela temperatura do corpo, ela está envolvida em diversas funções que afetam o nosso dia a dia, como, por exemplo, o humor e o apetite. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre as consequências dos níveis baixos de serotonina e como o organismo responde a isso, confira!

Leia mais: Você sabe qual a relação entre a ocitocina, o hormônio do amor, e o ataque cardíaco?

As mudanças nos níveis hormonais podem influenciar na sua saúde.

O hormônio da serotonina é um neurotransmissor que coordena o humor e o apetite. No momento que o seu corpo apresenta baixa dos níveis dele, alguns sinais e sintomas aparecem, como a ansiedade, insônia, redução do desejo e compulsões alimentares.

Essa redução impacta no ganho de peso, ou seja, os indivíduos que apresentam excesso de peso também possuem baixos níveis de serotonina.

Essa associação acontece porque, como já afirmamos anteriormente, com a redução desse hormônio, o organismo é levado a consumir maior quantidade de alimentos ricos em açúcares e farinhas, pois eles aumentam a produção desse neurotransmissor.

O triptofano é um aminoácido responsável por liberar a serotonina no organismo. A sua liberação é importantíssima para a qualidade do sono e para o ânimo do dia a dia, e isso pode acontecer apenas pelo consumo de alimentos ricos em triptofano. Assim você consegue reduzir a sua ansiedade, níveis de estresse, sono e a perda de peso.

Diante desses fatores, há necessidade de avaliação periódica do sistema hormonal para, se necessário, haja uma intervenção médica evitando, assim, consequências graves relacionadas, principalmente quando você já identificou algum desses sintomas no seu dia a dia.

você pode gostar também
Deixe um comentário